CLUBE IMPRESSO ACERVO COVID
Boa Mesa: Aprenda a fazer escondidinho de camarão cremoso com mandioquinha
A criatividade nacional levou o escondidinho brasileiro a outro patamar
Por: Fernanda Lopes  -  09/05/21  -  10:50
Aprenda a fazer escondidinho de camarão cremoso com mandioquinha   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Originalmente, o escondidinho brasileiro tem purê de mandioca com recheio de carne de charque. Mas a criatividade nacional levou esse prato a outro patamar, incluindo muitos sabores. Dá para fazer recheio com bacalhau, calabresa e até vegetariano. O importante é que esteja entre duas camadas de purê, que também aceita variações: a mandioca pode dar lugar à batata, à mandioquinha, ao cará e até à polenta. Aqui, uma versão de camarão cremoso com mandioquinha ou batata-baroa, como chamam no Rio de Janeiro. Dá para preparar com camarão-de-sete-barbas, bem saboroso e mais em conta. Eu acho que uma das coisas legais do escondidinho é que o recheio pode ser uma surpresa!


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Escondidinho de camarão cremoso com mandioquinha


Ingredientes purê: 1 Kg de mandioquinha; 1 e 1/2 xícara de leite; 1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; sal e pimenta-branca moída a gosto.


Recheio: 1/2 Kg de camarão-de-sete-barbas limpo; suco de 1/2 limão; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1/2 Kg de tomates vermelhos sem pele e sem sementes; azeite e sal o quanto baste; 1 pimenta dedo-de-moça picada (opcional); 1/2 xícara de salsinha picada; 150g de catupiri ou requeijão.


Preparo: cozinhe as mandioquinhas descascadas em água com um pouco de sal até que fiquem macias. Escorra a água e amasse bem. Esquente o leite com a manteiga e misture à mandioquinha. Depois, coloque o parmesão, acerte o sal e tempere com pimenta moída a gosto.


Reserve. Para o recheio, tempere o camarão com suco de limão, um pouco de sal e pimenta-branca moída. Ponha um fio de azeite em uma panela e esquente. Depois, adicione a cebola e o alho e refogue por um minuto. Acrescente os camarões e deixe que fiquem rosados. Junte os tomates picados e apure por cinco minutos. Acerte o sal, coloque o catupiri e misture. Desligue. Finalize com a salsinha picada e, se quiser, com um pouco de pimenta picada.


Montagem: em uma travessa refratária untada com margarina, ponha uma fina camada de purê de mandioquinha. Depois, os camarões. Cubra com o restante do purê e salpique parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 200°C para gratinar, por cerca de 15 minutos.