Arquitetos de Santos dão dicas de como manter o quarto das crianças organizado

Nas casas onde há um ambiente sobrando, o ideal é usar esse espaço como “quarto de brinquedos”

Por: Brenda Bento  -  10/10/21  -  07:49
 Autonomia é algo fundamental para as crianças desenvolverem
Autonomia é algo fundamental para as crianças desenvolverem   Foto: Adobe Stock

As crianças adoram se envolver em atividades e brincadeiras, mas, muitas vezes, isso pode transformar o quarto dos pequenos em uma grande bagunça. Por isso, é importante saber como organizar esse ambiente para evitar que os transtornos se tornem frequentes, além de incentivar a criança a manter o cômodo arrumado.


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A arquiteta Shirley Vaz Vedovate explica que, nas casas onde há um ambiente sobrando, o ideal é usar esse espaço como “quarto de brinquedos” em vez de deixá-los no quarto da criança. “Assim, facilita muito a organização e distribuição dos brinquedos, jogos, bonecas, carrinhos etc. E a criança aprende desde cedo que aquele ambiente é para brincar em alguns períodos e que seu quarto é para dormir”.


O arquiteto e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), Vanderlei Rotelli, diz que montar uma brinquedoteca é interessante, mas que, nos imóveis atuais, o ideal é que o ambiente que fica sobrando tenha múltiplos usos. “Esse cômodo extra pode ser, além da brinquedoteca, o home office. As duas propostas não vão combinar, só que o indicado é que os brinquedos fiquem no quarto da criança, assim ela terá acesso mais fácil e rápido a eles, e ainda vai aprender a guardar e a organizar tudo depois”.


Cômodos pequenos


Por outro lado, para quem conta com ambientes mais compactos, Shirley recomenda fazer um projeto com um arquiteto de confiança para aproveitar cada espaço ao máximo.


Uma tática para organizar melhor os brinquedos é distribui-los em caixas. “Elas funcionam muito bem para guardar brinquedos e dividi-los por categorias. Podemos separar com cores e etiquetas para ter uma maior organização. Uma vantagem das caixas em espaços pequenos é a de que são encontradas em diversos tamanhos e materiais, que se adaptam bem a qualquer lugar”.


Rotelli também defende o uso dos nichos e das caixas organizadoras e considera os objetos curingas para os ambientes compactos. “Estantes horizontais ou prateleiras são outras opções. É importante que esses itens estejam na altura da criança, pois, além de ela ter a liberdade de pegar o brinquedo que quiser, vai conseguir guardá-los depois que os utilizar”.


Shirley Vaz Vedovate comenta que, como a brincadeira é uma das principais atividades infantis, deve-se estimular isso e ensinar ao filho o lugar de cada coisa, incentivando-o a guardar o que é seu. “Uma dica importante é se livrar dos brinquedos em excesso, aqueles que o filho já nem usa mais. Você pode doá-los, ensinando assim ao pequeno a importância da empatia”.


Vanderlei Rotelli destaca que a autonomia é algo fundamental para as crianças desenvolverem. “Nos últimos anos, ficou mais evidente o quanto é importante que os pequenos tenham autonomia e responsabilidade, o que deve começar a ser trabalhado desde cedo. Para que tudo funcione de forma correta, é preciso que a criança tenha autonomia e liberdade para acessar todos os móveis, desde a cama até os espaços de trabalho e armazenamento”.


Mais toques


A personal organizer Margarete Bernal explica que, para fazer uma boa organização no quarto da criança, é necessário realizar uma triagem geral para retirar o que não tem mais sentido de permanecer no local. “Começando pelas roupas, calçados, acessórios e, aí, os brinquedos. Tem de ser uma geral daquelas sem dó”.


Margarete orienta que, a seguir, deve-se definir um lugar para cada coisa. “Sempre aconselho que todo objeto precisa ter um local para ‘morar’, justamente para que a bagunça não se instale”.


A especialista indica aproveitar as caixas ou os cestos organizadores para separar os brinquedos em coleções, jogos, carrinhos, bolas e bonecos. De maneira que a criança retire algo para brincar e saiba exatamente onde colocar aquilo depois. “Use ganchos na parede ou atrás da porta, de preferência na altura do pequeno, para que ele mesmo pendure a mochila da escola, o casaco, entre outros itens”.


Para os materiais escolares, a recomendação da personal organizer é manter potinhos separados para dispor os lápis de cor, giz de cera, cola, régua, canetinhas e todas as miudezas. Já prateleiras e estantes baixas podem ser utilizadas para organizar os livros e cadernos. “Assim se ensina desde cedo o conceito de usar e guardar no lugar certo”.


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