Arquitetos dão opções de como mudar a decoração da casa para a chegada da primavera

Capas de almofada, cores de parede e difusores com aroma de flores são opções

Por: Brenda Bento  -  29/08/21  -  07:54
 Plantas, velas perfumadas e difusores complementam o clima
Plantas, velas perfumadas e difusores complementam o clima   Foto: Adobe Stock

A primavera começa dia 22 de setembro e a chegada da nova estação é uma boa oportunidade de dar uma repaginada na decoração da casa. Os arquitetos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimes, Rodrigo Assumpção e Vanderlei Rotelli, dão dicas de como deixar a decoração da casa mais alegre e com a cara da primavera.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Rotelli explica que as cores da estação mudam de ano para ano, seguindo tendências mundiais. “Para este ano, torcendo por uma melhora e redução na pandemia, a Pantone definiu o cinza e o amarelo como as cores da primavera/verão 2021. Elas despertam boas vibrações, além de trazerem mais vitalidade e mais possibilidades de combinação e arranjos. É preciso lembrar que a primavera é colorida e colocar estas cores nos detalhes dos ambientes, ajuda a trazer esta alegria à casa.”


Para ele, o amarelo e cinza também funcionam muito bem nas paredes, possibilitando várias opções de combinação com móveis e objetos. “Para a pintura, no entanto, é interessante utilizar, na maioria das paredes de um ambiente, tons pastéis, mais claros e discretos, deixando os mais fortes para detalhes, ou para uma das paredes do ambiente. Com relação ao papel de parede, ele é mais caro que a pintura, mas continua uma tendência. Uma dica é escolher padrões mais discretos, evitando deixar o ambiente cansativo visualmente.”


É possível repaginar a casa sem gastar muito. Rotelli afirma que as almofadas e objetos de decoração são formas baratas e rápidas de dar uma cara nova a um espaço. “No caso de almofadas, é possível trocar apenas as capas das peças que a pessoa já tenha, utilizando o possível enchimento, se estiver em boas condições.”


Ele alerta que o uso de cortinas depende muito da insolação do ambiente, sendo interessante notar que a luz do sol é importante, mas que incidindo diretamente pode queimar e estragar móveis e peças de decoração. “Se o ambiente receber muita luz solar direta, pode ser interessante o uso de cortinas de trilho, com uma das cortinas de voil, que não só reduz a claridade.”


Em tempos de pandemia e confinamento, Rotelli enfatiza a importância do contato com a vegetação e o verde. “A quantidade e o tipo de plantas utilizadas vai depender da disponibilidade da pessoa. É preciso lembrar que as plantas são seres que precisam de cuidados, como rega e poda, e isto demanda tempo e disponibilidade. Quanto mais plantas, maior o tempo disponível necessário. As hortas também são uma tendência muito forte, mas vai depender do espaço e da insolação do lugar."


Difusores

Além das flores, o uso de difusores de ambientes deixa os espaços mais agradáveis e convidativos. “A primavera é uma estação que tende a mexer com todos os nossos sentidos. Uma dica muito importante é trazer os aromas primaveris para dentro da casa. O olfato é um sentido muito importante à decoração e arquitetura, mesmo que muitas pessoas não percebam isto.”


Mudando de estação

Para Assumpção, nem sempre é possível transformar a casa completamente para receber uma nova estação do ano e que muitas vezes uma reforma em casa pode ser onerosa demais. “Se você pensa efetivamente em grandes transformações, você pode até mesmo mudar as cores das paredes ou piso e revestimentos. Temos uma infinidade de possibilidades para isso, desde pinturas, papeis de parede, porcelanatos e até mesmo painéis madeirados. A primavera é uma estação na qual as temperaturas começam a se elevar. Se quiser pintar as paredes, recomento que utilize cores frias. Elas trarão uma sensação visual de um ambiente mais fresco. Papéis de parede também podem ser utilizados.”


Ele reforça que a forma mais simples de preparar a casa para uma mudança de estação é mudar os objetos, almofadas e quando possível alterar o layout do ambiente.


“Uma pequena alteração no sentido da mesa, sofá ou poltronas pode ser significativo à decoração. Os objetos e almofadas, devem sempre que possível terem cores complementares às paredes ou pisos, por exemplo, se a parede possui um tom azul claro, facilmente você pode utilizar algum objeto ou detalhe em alaranjado."


Assumpção recomenda usar e abusar das plantas, desde as mais comuns até as mais exóticas. “Eu sempre gostei de strelizzia, uma flor com tons de azul, alaranjado e verde. Meu avô era produtor e na minha casa sempre tinha essa flor, entretanto a maior produção dessa espécie é a partir de dezembro. Utilize painéis de madeira com vegetação ou até mesmo uma composição de vasos altos e baixos. Flor sempre alegra o ambiente. Se ainda tiver um espaço em casa pode ter até mesmo uma pequena horta. Se morar em apartamento o ideal é que fique na varanda. Algumas pessoas até têm na cozinha, mas há de ter cuidado com a aproximação entre terra e os alimentos.”


Logo A Tribuna
Newsletter