CLUBE IMPRESSO ACERVO COVID
Aposte na aromatização para deixar a sua casa ainda mais confortável
Arquiteta e designer de interiores dá cinco dicas práticas e imperdíveis
Por: Stevens Standke  -  18/04/21  -  12:39
Além de criar um cheiro exclusivo para o seu lar, é possível conciliar aromatização e cromoterapia   Foto: Adobe Stock

Para garantir uma casa mais confortável, além de pensar no mobiliário, no visual e na organização dos ambientes, você também pode investir na aromatização dos espaços. Pois, como explica a arquiteta e designer de interiores Claudia Villela, os cheiros são capazes de despertar sensações prazerosas, de bem-estar. “Muitas vezes, por ativarem as nossas memórias afetivas”, explica.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Confira, a seguir, cinco dicas da especialista para acertar na hora de introduzir aromas no seu lar.


1 - O mais comum é escolher um cheiro que será utilizado na casa inteira, já que realmente não existe qualquer tipo de restrição quanto aos cômodos que irão receber a fragrância. Quem quiser fazer algo ainda mais diferenciado tem como opção adotar esse aroma principal nas áreas comuns e, aí, definir cheiros específicos para cada quarto, conforme o gosto de cada pessoa.


2 - Aromas que costumam nos deixar mais animados e produtivos e, portanto, caem bem em lugares como o escolhido para o home office são cravo, canela, baunilha e alecrim. “Já para dar uma relaxada, vale cogitar lavanda, manjericão, camomila e erva-cidreira”, lista Claudia, recomendando cheiro desse tipo para ambientes como o quarto.


3 - Também é possível criar uma fragrância exclusiva para o seu lar ou mesmo buscar uma fórmula que se assemelhe àquele cheirinho de casa nova. Para facilitar esse processo, inclusive, há profissionais, lojas e empresas que trabalham com a personalização dos aromas.


4 - Existem diferentes formas de aplicar cheiros na casa. Entre elas estão usar um spray ou um frasco com varetas de bambu mergulhadas na fragrância. Para quem deseja algo automatizado, os difusores elétricos oferecem um bom resultado – dependendo do modelo, o aparelho também tem o recurso de aliar a aromatização com a cromoterapia.


5 - E não são apenas as fragrâncias que imprimem cheiros no nosso lar. “Ao montar uma horta, mesmo que ela seja vertical – no caso de o imóvel ser pequeno –, você consegue espalhar aromas pelos cômodos”, conclui Claudia.