Amplie os espaços da casa com truques de decoração

Especialistas listam truques para valorizar os ambientes mais compactos da casa

Por: Brenda Bento  -  25/07/21  -  10:57
 Espaços podem ficar não só mais funcionais, como bonitos e aconchegantes
Espaços podem ficar não só mais funcionais, como bonitos e aconchegantes   Foto: AdobeStock

Os imóveis com espaços compactos são cada vez mais comuns e isso costuma gerar dúvidas de como ampliar esses ambientes e, ao mesmo tempo, deixá-los aconchegantes e sofisticados. “Para otimizar os cômodos e decorá-los de uma maneira legal, usar a criatividade, ter um olhar mais cuidadoso é o ponto de partida”, afirma a designer de interiores Juliana Lima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Tática interessante é utilizar cores claras na parede e no piso como bases da decoração. “Se você tem menos elementos no ambiente, cria menos barreiras visuais e isso amplia o espaço. As tonalidades mais fortes ficam incríveis quando usadas pontualmente, por exemplo em uma só parede – o melhor é que ela não seja a primeira coisa que se vê ao entrar no local”, explica Juliana.


Também fica legal inserir tons mais escuros e marcantes nos detalhes do décor, como quadros, almofadas, poltronas ou, de repente, em eletrodomésticos. E engana-se quem acha que os ambientes integrados servem apenas para aumentar a sensação de amplitude nos imóveis pequenos. Esse tipo de disposição permite, inclusive, que haja uma maior funcionalidade e interação entre as pessoas e os cômodos.


Mas, para não parecer que tudo faz parte do mesmo ambiente, outro truque é criar diferenciais de um espaço para o outro, dando a impressão de divisão por tipo de uso. “Uma forma simples de fazer isso é trocar a cor do piso ou da parede, por exemplo, entre a cozinha e a sala. Conseguimos aumentar ainda mais a sensação de amplitude se usarmos tons sobre tons”, comenta Juliana Lima.


Caso seja preciso dividir os ambientes, recorrer ao drywall é uma ótima opção. “Com baixo custo e fácil e rápida instalação, ele não faz muita sujeira e ainda proporciona um ganho de área útil. Se for utilizado para separar a sala do quarto, ainda podemos garantir o isolamento acústico, especialmente quando o drywall for preenchido com lã mineral”, observa a designer de interiores.


Mais táticas


Juliana Lima também sugere usar móveis com mais de uma função para ajudar no aproveitamento máximo do espaço. Esse é o caso do sofá que pode servir de cama – ou mesmo da tradicional bicama, com gaveteiros na parte inferior.


Segundo a especialista, investir em espelhos é, sem dúvida, uma das estratégias mais adotadas. “Eles parecem fazer mágica quando o assunto é aumentar o espaço. Quanto maior for o espelho, maior será a sensação de amplitude. Se puder, inclua uma parede espelhada no ambiente. Além de ela dar a impressão de que há uma continuação do cômodo, cai muito bem na decoração”.


A iluminação é outro quesito importante quando se busca a expansão visual. “A luz natural é a nossa maior aliada. Por isso, tente aproveitar ao máximo as janelas do lugar e evite colocar perto delas móveis grandes e


altos que possam bloquear a entrada de luz. Cortinas finas e claras são boa opção para deixar o espaço mais leve e iluminado”.


Tome nota


Não esqueça que, na hora de planejar a decoração da casa, ter aquela dose extra de paciência faz a maior diferença. “Não tenha pressa nas escolhas, pense nos detalhes e solte a criatividade para deixar cada local com a sua cara, aproveitando tudo de forma versátil, inteligente, confortável e funcional”, enfatiza Juliana Lima. A arquiteta Caroline do Valle ensina, a seguir, mais alguns truques para ambientes compactos:


1 Paredes acartonadas


O uso do acartonado é uma boa ideia para permitir maior flexibilização dos projetos dos ambientes, pois os moradores podem personalizar cada cômodo sem que a acústica seja um problema.


2 Utilize divisórias de ambiente de vidro


Esse recurso anda em alta, já que uma divisória assim torna possível adequar o espaço à demanda de cada momento. Tudo sem tirar a privacidade de lugares como o quarto.


3 Área de serviço camuflada


Quando esse local não está sendo usado, ele simplesmente pode desaparecer e ninguém vai perceber a sua existência. Como? Integrando-o à decoração do resto da casa. Uma maneira de fazer isso é limitar a área de serviço a um armário.


4 Eletrodomésticos embutidos


Em um espaço compacto, os modelos convencionais podem dar uma sensação de sobreposição ou empilhamento sobre os móveis. Vale comprar eletrodomésticos projetados para serem embutidos harmonicamente em armários, bancadas etc.


5 Prefira os móveis com acabamentos minimalistas


A tendência é que as partes dos móveis que podem atrapalhar a circulação, como os puxadores, cada vez mais sejam integradas, por exemplo, às portas e às gavetas, de modo que passem despercebidas.


6 Design circular


A preferência por móveis e objetos com formatos mais curvos ou arredondados ajuda na integração dos espaços e faz com que a circulação por eles flua bem melhor. Tapetes, assentos de cadeiras e até o sofá podem ser arredondados.


7 Nichos embutidos


Prateleiras abertas foram utilizadas por muito tempo para a acomodação de objetos, seja no banheiro, na cozinha, no quarto ou no cantinho do escritório. Mas esse design que avança para o ambiente pode gerar desconforto, ainda mais em lugares compactos. A dica é usar nichos embutidos, para dar uma sensação de mais aconchego. Há modelos bem bonitos à venda.


8 Paredes de tom pastel x tonalidades amadeiradas


Ser utilizadas em um ambiente vai depender do tipo de cena que se pretende criar. Para dar mais amplitude a um lugar compacto, opte pelos tons pastel. Detalhe: quando eles são associados a tonalidades amadeiradas, o espaço fica mais confortável. Experimente mesclar tons claros nas paredes com superfícies de madeira.


Logo A Tribuna
Newsletter