Acerte nas escolhas na hora de projetar o banheiro

Uma ambientação cuidadosa faz toda a diferença

Por:  -  21/02/21  -  20:36
Louças e metais podem fazer a diferença no banheiro
Louças e metais podem fazer a diferença no banheiro   Foto: Dan Brunini/Divulgação

Grande ou pequeno, moderno ou clássico, definir como será o seu banheiro não é uma tarefa tão simples assim, e uma ambientação cuidadosa faz toda a diferença.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Para começar, um dos pontos mais importantes é o revestimento. “Sua função vai além da estética. Especialmente nas áreas molhadas, escolha um modelo antiderrapante que trará bem mais segurança.O banheiro tem vapor e, por isso,o revestimento deve ser resistente”, explica a arquitetaLuizetteDavini.


E não é difícil encontrar opções que se encaixem exatamente nas suas necessidades: porcelanatos, cerâmicas vitrificadas, pastilhas, ladrilhos hidráulicos e azulejos decorados, que permitemuma infinita combinação detexturas e de cores.


Agora, se você é adepto doestilo clássico, o mármore será sempre uma ótima escolha.“Ele pode aparecer apenas emuma bancada ou ser utilizado do piso ao teto. O importanteé escolher um revestimentoque atenda as demandas do ambiente e que conversecom o estilo de toda a decoração”, acredita o designer de interiores Rogério Castro.


Clean e elegante


Para banheiros menores, os mais claros, que conferem sensaçãode amplitude, são os ideais.Mas também há liberdade para ousar. “Como nesses casos há menos espaço para objetos, convém escolher uma parede de destaque, criando composições e paginações impactantes, explorando corese texturas”, observa Castro.


Já a arquiteta Rafaella Nogueira, parceira da Ideia Glass, aposta na cor branca em todo o espaço.“Ela traz um visual clean e elegante. Para driblar a falta de espaço, também gosto de usar espelhos e um bom jogo de luz, que ajudam a dar uma sensação de amplitude”.


Louças, metais...


Além da escolha dos modelos e itens, é fundamental planejar bema sua localização. “Comece pelos que não poderão ser movidos no futuro, como vaso sanitário, cubae chuveiro. Também considere a posição das tubulações”, aconselhaLuizetteDavini. E com criatividade,é possível inovar, como fez Rogério Castro: “Por exemplo, separei um canto do box para alocar a banheira de imersão. O revestimento de porcelanato, com visual de concreto, imprimiu estilo industrial que era um desejo do morador”.


O universo das louças e metais também é vasto, lembram os profissionais. Nesse caso, siga oseu gosto e estilo. “Hoje, é possível encontrar peças em diferentes cores e acabamentos. Cubas pretas estão em alta, assim como metaisroségold”, diz Rogério Castro.


A arquiteta Jessica Nunes lembra das peças douradas. “Que trazem charme e glamour. Gosto de utilizar o estilo moderno como base, equilibrando com materiais e texturas nobres, como os metais em dourado, revestimento de mármore carrara e o uso da cor branca.Tal conjunto acaba proporcionando leveza e conforto no local”.


Itens para organizar


É impossível pensar em um banheiro sem considerar gabinetes, armários ou estantes. Eles podem ser planejados ou não e se mostram indispensáveis. “As opções de marcenaria são práticas, pois aproveitam bem os centímetros disponíveis. Mas é possível utilizar até mesmo peças de garimpo –um móvel de farmácia antigo pode, por exemplo, abrigar remédios ou coleções de perfume”, diz Castro.


No caso do mobiliário planejado, o aproveitamento é maior. “Em um projeto de banheiro pequeno, usamos a bancada com cuba de apoio, metal pretos, decoraçãoe os armários todos juntos”,detalha a arquiteta Flávia Nobre.


Osegredo da Iluminação


Por fim, uma boa iluminação nunca pode faltar. “Idealmente, ela deve ser pensada em dois momentos: uma geral, para todo o espaço, e outra mais concentrada, na região do espelho”, indicaLuizette, que ainda diz que as lâmpadas de cor quente são opções mais assertivas.


Logo A Tribuna
Newsletter