Em outubro, a região vai conhecer as empresas e serviços que não saem da cabeça e dos corações dos consumidores durante a 19º edição do prêmio Top of Mind, do Grupo
“Você ser Top of Mind é uma grande vitória, sem dúvida. Mas precisa de um pacote de vitórias para, no final do dia, não ser lembrado somente pela cabeça, mas também estar no coração do consumidor e fazer com que ele coloque a mão no bolso por você”, diz o publicitário e executive chairman da WMcCann, Hugo Rodrigues.
Fazer o consumidor se sentir em casa ao passear pelo Praiamar Shopping, em Santos, é um dos segredos do sucesso para atrair o público e conquistá-lo a ponto de se tornar referência na vida dele. Foi assim que a superintendente-geral Mariane Doconski conta que o shopping garantiu um título de Top of Mind na categoria. “O cliente tem que estar no negócio. Seja qual for, tem que se sentir bem, ser acolhido, bem tratado. Ter um atendimento especial. Ter suas necessidades atendidas, sentimentalmente falando, também”.
Seguindo nessa linha, o shopping aposta ainda em ações que gerem envolvimento, como abrir áreas para a diversão das crianças e permitir que as famílias frequentem o espaço com seus bichinhos de estimação. E tudo é apresentado ao público por meio de campanhas publicitárias.
Segundo ele, as marcas devem ficar atentas a quem é o seu cliente, avaliando dados ou os chamados rastros digitais — ferramenta fundamental para entender os anseios dos consumidores.
“A marca tem que ser cada vez mais segmentada. Falar cada vez mais respondendo às demandas dos tipos de agrupamento que ela quer atingir. Mas não vai dar para ter uma voz única.”
Há novos conceitos entrando nessa conta, e três letras ganham cada vez mais espaço nas estratégias de marketing: ESG — em inglês environmental, social and governance —, referindo-se a questões ambientais, sociais e de governança. São atitudes que também têm impacto nas decisões de compra.