Summit São Vicente antevê os 500 anos da Cidade

Evento tem por foco debater os preparativos urbanos, sociais e econômicos da cidade para 2032, ano da comemoração

Por: Da Redação  -  22/10/23  -  18:40
Márcio França, Marco Antonio Assalve, Kayo Amado e Anderson Pomini serão algumas das autoridades presentes
Márcio França, Marco Antonio Assalve, Kayo Amado e Anderson Pomini serão algumas das autoridades presentes   Foto: Montagem sobre fotos de Vanessa Rodrigues, Alexsander Ferraz e Roberto Navarro

Autoridades de todas as esferas de governo, empresários da região, entidades setoriais, deputados estaduais e federais e público em geral participam, amanhã, da primeira edição do Summit São Vicente, uma iniciativa do Grupo Tribuna com o apoio da Prefeitura de São Vicente.


O evento tem por foco debater os preparativos urbanos, sociais e econômicos da primeira cidade do Brasil para os 500 anos, a serem completados em 2032. A Prefeitura vem trabalhando o programa São Vicente de Cara Nova com diretrizes e metas para curto, médio e longo prazos, projetando como a cidade chegará aos cinco séculos a partir de demandas atuais e estratégias para alcançar um patamar mais elevado de desenvolvimento.


O programa, encabeçado pelo prefeito Kayo Amado e com apoio e assessoria do Movimento Brasil Competitivo e de empresários da região, teve início em fevereiro e prevê a elaboração de projetos estratégicos para São Vicente, visando à indução de suas potencialidades e vocações e ao fortalecimento das áreas de turismo, comércio, meio ambiente e desenvolvimento urbano, de maneira sustentável e moderna, permitindo alcançar a melhoria dos indicadores sociais e econômicos do Município.


Programação

O fórum desta segunda-feira (23) será aberto pelo prefeito Kayo Amado e pelo conselheiro executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Rogério Caiuby.


Na sequência, Rodolfo Amaral, cientista de dados e sócio fundador da consultoria Data Center Brasil, apresenta uma radiografia do Município em dados gerais, atuais e comparativos de anos anteriores.


Outra apresentação será de Marcelo Asquino, diretor de Mercados da Macroplan Prospectiva Estratégia e Gestão. Ele exibirá os primeiros resultados da coleta de dados que vem sendo feita em todo o Município, com informações quantitativas e qualitativas de várias áreas.


O fórum segue com a fala de duas autoridades: o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, e do ministro de Estado do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.


Na sequência, dois painéis: Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico, detalhando projetos em andamento nas áreas de mobilidade urbana, combate a enchentes e alagamentos, educação, construção civil, turismo, comércio e indústria. Participam desses painéis Alexsandro Ferreira, secretário de Desenvolvimento Urbano, Wanessa Almeida Valente de Matos, secretária de Licenciamento, e o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.


Ainda: o prefeito Kayo Amado falará sobre o Plano São Vicente de Cara Nova; também participarão o empresário Mateus Teixeira, presidente da Assecob, e Renato Corona, superintendente do Departamento de Competitividade da Fiesp.


Confirmaram presença, também, os deputados estaduais Caio França (PSB), Paulo Corrêa Júnior (PSD), Solange Freitas (União) e Tenente Coimbra (PL) e os federais Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle (PL).


Logo A Tribuna
Newsletter