Setor imobiliário avança em São Vicente, atrai investidores e gera expectativa

Avaliação é do presidente do Assecob, Mateus Teixeira, que acredita que o município pode crescer em todos os segmentos

Por: ATribuna.com.br  -  29/10/23  -  13:57
Mateus diz que a cidade está se tornando cada vez mais atrativa para o setor
Mateus diz que a cidade está se tornando cada vez mais atrativa para o setor   Foto: Silvio Luiz/AT

São Vicente está se tornando um local cada vez mais interessante para o setor imobiliário. Esta é a conclusão do presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil (Assecob), Mateus Teixeira. O executivo entende que a cidade tem condições, inclusive, de receber empreendimentos de alto padrão.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


“Há quatro anos, dos nove municípios da região, São Vicente era o sétimo em quantidade de unidades lançadas. Hoje, é o quinto. Atualmente, existem 19 empreendimentos de grande porte na cidade, enquanto Santos tem 43. O município está produzindo mais do que produzia, mas tem potencial para produzir muito mais”, diz.


O presidente da Assecob afirma que, conforme projeções, ano que vem o mercado vicentino seguirá em expansão. “Olhando os números do primeiro semestre deste ano, se continuar neste ritmo, ano que vem São Vicente passa a ser a quarta em número de unidades lançadas. Ela tem área para investir no ‘Minha Casa, Minha Vida’, para padrão standard e nível luxo”.


De acordo com Teixeira, este movimento de crescimento do setor se dá por diversos fatores, incluindo “segurança política, já que deputados estão alinhados com a administração. O empresário sabe que a prefeitura não está sozinha, que não há oposição forte. Esta segurança, de saber que os deputados estão juntos, engajados, traz segurança para o empresário pensar em investir”.


O especialista fala, ainda, que melhorias trazidas por mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo ajudam a fazer do município um local mais bem visto pela iniciativa privada, já que as alterações aumentam os lucros. Porém, o presidente da Assecob salienta que existe um elemento mais importante para o empresariado.


O investidor precisa ter público. A maior missão é ter demanda, e isso está acontecendo. Antes, as pessoas decidiam sair de São Vicente e ir para Praia Grande, atrás de melhores saúde e educação. Mas, a cidade investiu, e a população voltou a querer ficar (...) Esses pilares vão fazer aumentar a demanda pelo produto. Aí, o empresário vai. Tendo demanda, ele vai”, explica.


Mais alto
O prefeito vicentino, Kayo Amado (PODE), gostou do que ouviu. Contudo, falou que não está satisfeito. “Queremos que a cidade se verticalize”, disse, admitindo que seu desejo é ver mais prédios voltados à alta renda sendo erguidos em São Vicente.


Teixeira pondera que isto deve acontecer, atraindo, principalmente, pessoas que têm alguma ligação afetiva com a cidade. “O setor de padrão mais alto vai encher São Vicente por (trazer quem tem) afinidade com o local. Vai haver este movimento”, garante.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter