Inclusão de São Vicente na poligonal do Porto de Santos promete crescimento econômico

Entendimento é de que o município vai gerar empregos, tendo, ainda, a chance de aumentar sua receita

Por: ATribuna.com.br  -  29/10/23  -  13:56
Atualizado em 26/12/23 - 22:42
Pomini diz que APS vai solicitar inclusão da Área Continental de São Vicente
Pomini diz que APS vai solicitar inclusão da Área Continental de São Vicente   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Bom para todos os lados. Esta foi a avaliação dos convidados do Summit São Vicente sobre a inclusão da cidade na poligonal do Porto de Santos. O entendimento é de que o município vai gerar empregos, tendo, ainda, a chance de aumentar sua receita. E para as empresas do setor, surgirá mais uma opção para atender ao volume das movimentações.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


O anúncio de que a Autoridade Portuária de Santos (APS) vai encaminhar um pedido formal ao Ministério de Portos e Aeroportos, solicitando a inclusão da Área Continental de São Vicente na poligonal, foi do presidente da entidade, Anderson Pomini. A revelação ocorreu durante o fórum, que foi realizado na última segunda-feira.


Temos um grande problema, que é gargalo para escoamento de produtos. Daí a importância de conectarmos áreas e retroáreas para atender à capacidade de movimentação. Pensando nisto, faremos uma proposta formal ao ministro de Portos e Aeroportos (Silvio Costa Filho), que já concordou (com a incorporação), para que façamos, com urgência, a ampliação da poligonal”, disse durante o evento.


Oportunidade
Falando sobre o tema, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destaca que as características naturais da Área Continental são propícias para o crescimento portuário.


“Portos importantes do mundo vêm externando suas atividades. E o único local em que é possível fazer isso, na Baixada Santista, é São Vicente, que tem calado de 24, 25 metros. É alternativa para o futuro”, considera.


Do ponto de vista econômico, o ex-governador do Estado frisa que “só o ISS (Imposto Sobre Serviços) arrecadado no Porto é equivalente ao orçamento inteiro de São Vicente”. Por isso, para ele, levar esta atividade para a cidade “ajudaria muito” a elevar a arrecadação.


Já o prefeito Kayo Amado ressalta outro ponto positivo: criação de novos postos de trabalho. “Esta é uma oportunidade que temos de gerar emprego na cidade”, diz, destacando que, no momento, são estudados os espaços que serão disponibilizados para o Porto.


Logo A Tribuna
Newsletter