No canteiro de obras, a força do trabalho feminino cresce

A presença de mulheres na construção civil já representa 10,8% do total do setor

Por: ATribuna.com.br e Agência CBIC  -  01/10/23  -  08:39
Em 2021, 10,85% da força de trabalho da construção era do público feminino
Em 2021, 10,85% da força de trabalho da construção era do público feminino   Foto: Adobe Stock/Divulgação

As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), divulgada pelo Ministério do Trabalho, em 2010, 7,8% dos trabalhadores formais do setor eram mulheres, cerca de 207 mil em um universo de 2,6 milhões de profissionais. Em 2021, 10,85% da força de trabalho da construção era do público feminino, 251 mil mulheres em um total de 2,3 milhões.


Para a presidente da Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ana Cláudia Gomes, um dos principais entraves na participação feminina no setor pode ser o impacto financeiro nas empresas que precisam adequar o canteiro de obras para receber essas profissionais. “Uma questão que é levantada por muitas empresas é sobre o dimensionamento das áreas de convivência nos canteiros. Elas começam a considerar o custo em ter que dobrar espaços como banheiros e vestiários, por exemplo. O que pode se tornar inviável para empresas menores”. Ana Cláudia destaca, contudo, que o número deve crescer de forma mais consistente nos próximos anos considerando fatores como o aumento da participação das mulheres nos cursos de engenharia.


Salários
A diferença salarial é um desafio ainda apontado pelas mulheres no mercado de trabalho. “É uma mudança cultural. Esse tem sido nosso desafio e é o que temos mostrado para as empresas”, aponta Ana Cláudia Gomes, presidente da Comissão de Responsabilidade Social da CBIC.


A Comissão prevê o lançamento de uma cartilha sobre diversidade e inclusão, a realização de trabalhos de qualificação de mulheres para a participação em cargos de liderança e a realização de pesquisa sobre a força de trabalho no setor, com o recorte na força de trabalho feminina.


“Queremos fornecer aos nossos associados e empresas informações relevantes que possam ser utilizados nos seus negócios. A CBIC tem o compromisso de auxiliar o ingresso e o crescimento dessa mulher na nossa indústria. Nós queremos, realmente, ser uma indústria cada vez mais desejada e onde essa mulher seja acolhida, recebida e que tenha a oportunidade de crescimento”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter