Menos é mais: minimalismo é a tendência na decoração das cozinhas

Até eletrodomésticos entram nesse perfil, muitos deles embutidos na marcenaria

Por: ATribuna.com.br  -  07/10/23  -  14:48
Posição dos eletrodomésticos precisa sem bem pensada, assim como os materiais usados
Posição dos eletrodomésticos precisa sem bem pensada, assim como os materiais usados   Foto: Divulgação

O minimalismo é a tendência na decoração das cozinhas. A ideia atual é inovar levando em conta a praticidade e simplicidade, mantendo-se elegante com o mínimo, evitando custos desnecessários e desperdícios.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


“Todos estão buscando cozinhas mais minimalistas. Puxadores em cava, poucas cores, portas e gavetas maiores são detalhes bastante presentes em nossos projetos. A tendência é que os eletrodomésticos estejam todos embutidos na marcenaria. Também há uma infinidade de modelos de cubas, calhas e metais que também contribuem para esse design mais minimalista”, explica a designer Luisa Correia.


Detalhes
“(Outra novidade) Muito forte são as formas orgânicas, cantos arredondados e muita serralheria em conjunto com a marcenaria. Também são elementos que vêm forte as pedras naturais e as lâminas sintéticas com texturas marmorizadas”, afirma o arquiteto Felipe Torelli. “Além disso, as ilhas nunca ficam no esquecimento, a peça central na cozinha sempre agrega. Ela pode funcionar para cozinhar ou somente para reunir todos como espaço de refeições”, acrescenta ele.


Crianças
Para a designer Luisa Correia, outro ponto que deve ser considerado por quem planeja uma nova cozinha é a presença de crianças e pets, principalmente hoje em dia com os ambientes mais abertos e integrados.


“É preciso pensar com cautela sobre a posição dos eletrodomésticos e dos itens armazenados neste ambiente. Mesmo que maioria dos novos eletrodomésticos conte com travas de segurança, cuidado nunca é demais. Muitas famílias com crianças pequenas hoje optam pelo cooktop de indução (elétrico) que é mais seguro contra queimaduras, visto que não há chama aparente”, exemplifica Luisa.


“Na parte da ergonomia de uma cozinha, sempre devemos nos atentar na disposição de equipamentos para proteger crianças e pets das áreas que cozinhamos. Fornos produzem áreas de calor que podem machucá-los. Os utensílios devem ficar fora do alcance dos mesmos, então é sempre bom pensar como armazenar com segurança”, reforça o arquiteto Felipe Torelli.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter