Melhorar a infraestrutura pode atrair mais interesse ao imóvel retrofit

Legislação mais objetiva e investimentos em segurança podem incentivar o setor privado, diz especialista

Por: ATribuna.com.br  -  07/10/23  -  20:07
As obras do primeiro retrofit público da Baixada Santista tiveram início em fevereiro deste ano, no antigo prédio do Ambesp, no Centro de Santos
As obras do primeiro retrofit público da Baixada Santista tiveram início em fevereiro deste ano, no antigo prédio do Ambesp, no Centro de Santos   Foto: Vanessa Rodrigues

O Presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob), Mateus Teixeira, analisa o retrofit em Santos com bons olhos. Para ele, uma legislação mais objetiva e com respaldo do Poder Público com investimentos em segurança e infraestrutura podem ajudar. “Os investimentos e ações públicas devem ser os indutores de todo o processo, e incentivam o setor privado a novos investimentos”.


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Farinello, novos projetos na região central do município devem atrair os construtores. “À medida que obras de requalificação vão avançando, em especial o Parque Valongo, o interesse vai aumentando, gerando mais confiança para quem pretende investir no setor. A legislação municipal já traz inúmeros incentivos para novos empreendimentos, a exemplo da isenção de ITBI e IPTU para imóveis na região central, tanto para o construtor quanto para o primeiro morador, no caso de imóveis residenciais. Isso somado a todos os benefícios e isenções de taxas que o Alegra Centro já trazia anteriormente”.


Mateus Teixeira confirma que o empresariado está atento. “(Porto Valongo) deve representar a redenção da área que abarca a maior parte dos prédios históricos da cidade. E o empresariado já está preparado em busca de novas oportunidades”.


Logo A Tribuna
Newsletter