
Alguns condomínios contam também com lojas e cafeterias para facilitar a vida dos moradores. Inclusão de serviços nas áreas comuns dos prédios ajuda também na valorização do imóvel (Sílvio Luiz/AT)
Com o objetivo de facilitar a vida de moradores, o catálogo de serviços à disposição dos condôminos nos edifícios não para de crescer. As áreas de lazer e esporte, que já conquistaram espaços nos empreendimentos de alto e médio padrão, agora estão acompanhadas de infraestrutura para lavanderia, mercado, coworking, serviços de limpeza e hotelaria.
“A infraestrutura mais comum que encontramos nos condomínios ainda são academia, piscina, salão de festas, churrasqueira e spa. Em condomínios com um volume maior de unidades, é frequente também os espaços de quadras esportivas, espaço pet e coworking. Tem crescido o número de empreendimentos com mercadinho, lavanderia”, afirma Ricardo Gobatti, diretor de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.
Sócio da Gobatti Condomínios, o empresário atua em grandes empreendimentos nas cidades de Santos, Praia Grande e Guarujá. “Alguns condomínios possuem infraestrutura de lojas comerciais no térreo, que podem oferecer algum serviço de alimentação como cafés e restaurantes. Mas não é comum a oferta de serviço de cozinha para as unidades”, explica Gobatti.
Para o sócio-diretor da Engeplus Construtora e Incorporadora, Roberto Luiz Barroso Filho, o crescimento do delivery nas cidades, seja no caso de restaurantes ou comércio em geral, acabou inibindo o crescimento de alguns serviços, mas também trouxe à tona outras necessidades.
“Com os serviços de entrega existentes hoje em lavanderias, lanchonetes e lojas, muita coisa mudou. Hoje, há no mercado, por exemplo, os armários inteligentes, utilizados para armazenar entregas e até fastfood. Isso contribui para a segurança do prédio, o porteiro não precisa descer para pegar os pacotes”, conta Barroso.
Mercadinho
“A implantação do mercadinho em condomínios com grande volume de moradores tem crescido bastante e quem utiliza entende como uma boa conveniência para compras rápidas”, diz Ricardo Gobatti. “Não temos visto problemas ligados à segurança nem a pagamento acima do que as empresas que oferecem este serviço visualizam como normal. Mas é importante contratar boas empresas para prestação deste tipo de serviço para evitar dores de cabeça na operação do dia a dia.
Segundo o executivo, “no passado, esses serviços eram mais restritos a condomínios de alto padrão. Mas nos últimos anos, é bastante comum encontrar estes serviços em condomínios de médio padrão”.
Infraestrutura
“Muitos novos empreendimentos já incluem estes espaços (mercado, armários, lavanderias, máquinas de gelo) como parte da infraestrutura. Isto é muito bom, porque atende as expectativas de conveniência e também valoriza muito o imóvel”, avalia Gobatti.
Por parte das construtoras, Barroso afirma que, além do espaço disponível para o funcionamento dos serviços, na maioria dos casos, é necessária também a instalação de uma infraestrutura para redes wi-fi e pontos de água, para o caso das máquinas de gelo, por exemplo, que também são muito utilizadas hoje em dia.
Limpeza
Quanto aos novos serviços, o diretor de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Ricardo Gobatti, afirma que ainda há poucos edifícios oferecendo a limpeza das unidades. “Geralmente, a higienização do apartamento oferecida pelo empreendimento tem duração média de uma hora e meia, com serviço semelhante a uma higienização pós-checkout de locações de curta duração, como Airbnb”, acrescenta o executivo, destacando que é comum a cobrança de higienização, uso de salão de festas e outros serviços diretamente no boleto da cota condominial da unidade.
Assuntos relacionados