Presidente da Fips pede melhorias na recepção de cargas por ferrovia no Porto de Santos

Autoridade Portuária de Santos e terminais têm feito sua parte, afirma João Almeida

Por: Bárbara Farias e Ted Sartori  -  27/09/23  -  19:36
Autoridades do setor debateram questões ligadas ao Novo PAC do Governo Federal
Autoridades do setor debateram questões ligadas ao Novo PAC do Governo Federal   Foto: Bárbara Farias

O presidente da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), João Almeida, espera que outras etapas sejam melhoradas dentro do processo de transporte de cargas por esse modal para o Porto de Santos. Ele foi um dos convidados do segundo painel do 2º Encontro Porto & Mar, promovido pelo Grupo Tribuna na tarde desta quarta-feira (27), em Brasília, com o tema “Novo PAC: R$ 349 bilhões em investimentos”.


"Santos vai ter, a médio prazo, 100 milhões de toneladas chegando pelo modal ferroviário. A Autoridade Portuária tem feito o que é necessário, além dos terminais, mas há alguns outros pontos que a gente precisa ter atenção", afirma.


Almeida lembra que, quando foi executivo, um terminal de granel em Santos perdia 10% de volume, em média, pela questão envolvendo logística de entrada e saída de navios. "Tem que passar um pente fino porque, senão, em 100 milhões de toneladas não vou chegar", reforça.


O presidente da Fips recomenda que o licenciamento ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) destinado às ferrovias seja aplicado no modelo portuário. "A linha do Ibama é muito mais rápida e eficiente. Então deveria ser replicado", completa.


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