Presidente da APS mostra otimismo com obras de infraestrutura no Porto de Santos

Ele foi um dos convidados do segundo painel do 2º Encontro Porto & Mar, promovido pelo Grupo Tribuna, em Brasília

Por: Bárbara Farias e Ted Sartori  -  27/09/23  -  19:03
Atualizado em 27/09/23 - 19:18
Encontro Porto & Mar em Brasília reuniu autoridades do setor
Encontro Porto & Mar em Brasília reuniu autoridades do setor   Foto: Bárbara Farias

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, está otimista para que as sete obras de infraestrutura incluídas na relação do PAC do Governo Federal sejam realizadas. Ele foi um dos convidados do segundo painel do 2º Encontro Porto & Mar, promovido pelo Grupo Tribuna na tarde desta quarta-feira (27), em Brasília. O tema foi “Novo PAC: R$ 349 bilhões em investimentos”.


"Pretendemos implementar a realização destas obras através de PPP (Parceria Público-Privada), sempre com a orientação da Casa Civil que defende esse formato", afirma.


Pomini destacou a dragagem de aprofundamento, informando que foram contratados engenheiros e técnicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para estudos, a Avenida Perimetral no trecho da Alemoa, na Margem Direita, em Santos - em que há necessidade de intervenção do Governdo do Estado, Ferrovia Interna do Porto (Fips), a própria Autoridade e a Prefeitura de Santos.


Além destas, o presidente da APS também citou a Perimetral da Margem Esquerda, com mais de 3 km para reforçar os atuais 700 metros da chamada Rua do Adubo. E, claro, o túnel Santos-Guarujá, para o qual deu prazos.


"A publicação do edital é para o próximo ano, a licitação ainda em 2024 e a contratação da obra, se tudo der certo, no início de 2025", calcula. "Estamos absolutamente otimistas com todas estas obras que refletem a importância desta infraestrutura no Porto de Santos", emenda.


Logo A Tribuna
Newsletter