Porto de Santos é destaque no maior evento global de logística

Congresso europeu em Roterdã teve um inédito painel brasileiro realizado pelo Grupo Tribuna

Por: Maurício Martins  -  16/06/22  -  08:30
De forma inédita, o Grupo Tribuna promoveu um painel sobre as oportunidades de investimento que os portos brasileiros oferecem atualmente
De forma inédita, o Grupo Tribuna promoveu um painel sobre as oportunidades de investimento que os portos brasileiros oferecem atualmente   Foto: Maurício Martins

O Porto de Santos foi destaque no TOC Europa, nesta quarta-feira (15), em Roterdã, na Holanda. O congresso, um dos maiores do mundo na cadeia de logística portuária, teve um painel brasileiro pela primeira vez na história. O espaço foi criado pelo Grupo Tribuna, que do último domingo até ontem levou a comitiva Porto & Mar 2022 para cumprir agenda técnica no município holandês.


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Três integrantes da comitiva participaram painel brasileiro: o CEO da Brasil Terminal Portuário (BTP), Ricardo Arten; o diretor da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Otto Luiz Burlier; e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery.


Os palestrantes abordaram a desestatização de portos brasileiros, as vantagens e as dificuldades. O Porto de Santos foi demonstrado como um bom negócio para os investidores estrangeiros. O complexo santista está em processo de privatização da Autoridade Portuária - o Governo Federal quer realizar o leilão na primeira quinzena de dezembro.


O Porto de Santos foi demonstrado como um bom negócio para os investidores estrangeiros
O Porto de Santos foi demonstrado como um bom negócio para os investidores estrangeiros   Foto: Matheus Tagé/AT

“Quando você participa de um painel em um evento tão importante como esse, o nome Brasil fica mais forte. E abordamos muita coisa de Santos, como a privatização da Autoridade Portuária e a privatização do (terminal) STS10. E falamos o que é importante para os empresários em termos de regulação, principalmente os estrangeiros”, explica Arten.


Já Burlier destaca a importância de participar do maior evento do setor portuário da Europa. “Tivemos espaço para apresentar as oportunidades no Brasil. Foi interessante para que eles entenderem o potencial que o Brasil tem, os projetos em que estamos trabalhando, principalmente a privatização dos portos, como o de Santos”.


Para Nery, foi um dia especial para a delegação brasileira. “Essa foi uma oportunidade incrível para poder compartilhar todo o nosso portfólio de projetos e tirar dúvidas de vários investidores que estão interessados no Brasil e querem conhecer mais sobre o nosso modelo e o funcionamento das nossas instituições”.


Feira de negócios
Além de dois palcos para debates e palestras, o TOC Europa é uma feira internacional de negócios. Nela são apresentados novos equipamentos que podem resolver problemas logísticos de terminais, por exemplo. O evento teve mais de 3 mil inscrições, de pessoas de 60 países. Começou na última terça-feira e termina hoje.


O diretor comercial do Grupo Tribuna, Demetrio Amono, afirma que participar do TOC teve grande relevância. “Ter um painel brasileiro foi muito importante, com três representantes de peso trazendo para as empresas, a empresários de portos do mundo inteiro, uma visão do Brasil”.


Secretário de Governo de Santos, Flávio Jordão; o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; o diretor da Secretaria Nacional de Portos, Otto Luiz Burlier; o presidente da Câmara santista, Adilson Júnior (PP); e o secretário de Assuntos Portuários de Santos, Júlio Eduardo dos Santos
Secretário de Governo de Santos, Flávio Jordão; o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; o diretor da Secretaria Nacional de Portos, Otto Luiz Burlier; o presidente da Câmara santista, Adilson Júnior (PP); e o secretário de Assuntos Portuários de Santos, Júlio Eduardo dos Santos   Foto: Maurício Martins

Diálogo permanente
A participação da comitiva Porto & Mar 2022 no TOC Europe reforçou o diálogo entre autoridades da Prefeitura de Santos, da Câmara dos Vereadores de Santos, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Ministério da Infraestrutura, representados pelo secretário de Governo de Santos, Flávio Jordão; o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; o diretor da Secretaria Nacional de Portos, Otto Luiz Burlier; o presidente da Câmara santista, Adilson Júnior (PP); e o secretário de Assuntos Portuários de Santos, Júlio Eduardo dos Santos.


Programação
A agenda técnica de quarta-feira da comitiva Porto & Mar, que levou empresários e autoridades para a Holanda, complementando o seminário realizado em março, em Santos, terminou ontem e incluiu um encontro com o diretor internacional do Porto de Roterdã, Rene van der Plas, e uma aula sobre túneis submersos (leia mais na página A-4).


A programação começou no último domingo (12), em encontro com o embaixador do Brasil na Holanda, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França. Na segunda-feira (13), houve reunião na sede da empresa holandesa Van Oord, que além de atuar em Roterdã é responsável pela dragagem do Porto de Santos desde o início de 2022. A comitiva embarcou em uma draga para conhecer de perto a operação.


No mesmo dia, o grupo conheceu a automação dos terminais de curta distância de Roterdã (Rotterdam Shortsea Terminals – RTS), além das operações do armazém refrigerado Lineage Cool Port.


Na terça-feira (14), a comitiva teve uma aula sobre portos inteligentes na Shipping and Transport College (STC ou, na tradução do inglês, Faculdade de Transporte e Navegação), localizada às margens do Rio Maas (o canal de navegação do Porto de Roterdã). Houve a possibilidade de visitar o Centro de Simuladores do porto europeu, onde pessoas são capacitadas para operar máquinas em modernos equipamentos bem próximos da realidade.


O grupo também viu de perto um dos mais avançados terminais de contêineres do mundo, com as operações totalmente automatizadas e controladas por computadores. Ele foi construído em Maasvlakte 2, uma área de expansão do Porto de Roterdã, e é operado pela APM Terminals.


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