Holandeses abrem caminho para capacitar portuários em Santos

Centro de excelência de Roterdã tem interesse em firmar convênio para transferência de metodologia de ensino

Por: Maurício Martins  -  15/06/22  -  07:27
Com mão de obra preparada, Porto de Roterdã está consolidado como um dos principais complexos existentes da Europa e é referência global
Com mão de obra preparada, Porto de Roterdã está consolidado como um dos principais complexos existentes da Europa e é referência global   Foto: Maurício Martins/AT

Uma das maiores instituições de ensino na área portuária do mundo pretende fechar uma parceria com Santos para a capacitação de trabalhadores do Porto. A Shipping and Transpot College (STC), a Faculdade de Transporte e Navegação de Roterdã, na Holanda, quer fazer um convênio para criar um centro de treinamento portuário no município santista. A STC daria a assessoria necessária para a montagem da estrutura do local, além de fornecer material e a metodologia de estudos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O anúncio foi feito nesta terça-feira (14) pela gerente da STC para a América Latina, a argentina Silvina Pereira Marques, durante visita da comitiva Porto & Mar 2022, do Grupo Tribuna, à sede da entidade. Segundo ela, já há conversas com a Prefeitura e a Autoridade Portuária de Santos nesse sentido.


“É muito interessante a visita dos representantes de Santos para verificar mais possibilidades de parcerias de trabalho. Nosso representante no Brasil já está em conversações com diferentes setores. Podemos assessorar na estrutura de um centro de treinamento, materiais que podem utilizar, metodologias”, diz Silvina.


Segundo ela, a capacitação de pessoas faz toda a diferença para a eficiência do Porto de Roterdã e Santos não pode ficar atrás. “Todo porto precisa de pessoas formadas e capacitadas para dos desafios presentes e futuros. Estamos em processo de consulta e pesquisa em Santos”.


Para o secretário de Assuntos Portuários de Santos, Júlio Eduardo dos Santos, que integra a comitiva em Roterdã, o encontro de ontem foi um dos pontos altos da agenda técnica do grupo. “É ideia da Prefeitura, do próprio prefeito (Rogério Santos), que a gente comece a pensar já na preparação da mão de obra com esse progresso que vem por aí. Tanto o Porto 4.0 quanto o Porto 5.0 já se avizinham. Temos que estar preparados para não que não haja desemprego”.


Integrantes da comitiva Porto & Mar tiveram aula na STC sobre Portos Inteligentes
Integrantes da comitiva Porto & Mar tiveram aula na STC sobre Portos Inteligentes   Foto: Maurício Martins/AT

Aula e certificado

A comitiva teve uma aula na STC, sobre Portos Inteligentes, com o gerente de negócios da empresa NextPort, o espanhol Manuel Martinez Ubago. Ele falou sobre a importância de tecnologia, digitalização e integração de sistemas e conhecimentos de dados para a eficiência da atividade portuária.


Para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, a experiência na viagem está sendo “fantástica”. “Estamos em contato com o que há de mais moderno em termos de gestão portuária, na região mais importante da Europa. São lições que vamos levar para o dia a dia, fundamentais para o nosso trabalho. Vou levar para a Antaq tudo isso para melhorar a eficiência dos nossos portos”.


Diretor da Secretaria Nacional de Portos, Otto Luiz Burlier diz que o Grupo Tribuna criou uma programação intensa e produtiva em solo europeu. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer muitas coisas interessantes. É uma experiência importante, que certamente vamos levar para a nossa atividade no Brasil”.


Centro de Simuladores projeta navio em alto-mar e ajuda a capacitar pessoas para o dia a dia do setor
Centro de Simuladores projeta navio em alto-mar e ajuda a capacitar pessoas para o dia a dia do setor   Foto: Maurício Martins/AT

Simuladores

Ainda na STC, integrantes da comitiva conheceram o Centro de Simuladores do porto europeu, onde pessoas são capacitadas para operar máquinas em modernos equipamentos bem próximos da realidade. Há, por exemplo, uma sala que projeta um navio em alto mar, com diferentes condições do tempo, para que os alunos aprendam a pilotar.


Outros espaços reproduzem perfeitamente uma sala de controle e de máquinas de uma embarcação, com todos os botões. Até as paredes e pisos são iguais aos de um navio.


O grupo também fez uma visita ao FutureLand, o Museu do Porto de Roterdã, e um passeio de barco pelo na maior área portuária da Europa, que tem 47 quilômetros de extensão.


Programação

Nesta quarta-feira (15), os integrantes da comitiva Porto & Mar 2022 têm um encontro com René van der Plas, diretor internacional do Porto de Roterdã. Ainda está prevista uma apresentação técnica sobre o projeto do túnel submerso Maas Delta. A comitiva entrará no túnel para ver de perto os detalhes da obra.


Comitiva conheceu de perto o dia a dia de operações no maior porto holandês
Comitiva conheceu de perto o dia a dia de operações no maior porto holandês   Foto: Maurício Martins/AT

A programação termina com a participação no TOC Europe, principal evento do mundo para profissionais da cadeia portuária de suprimentos e de carga. O TOC reúne milhares de profissionais do setor, de dezenas de países.


O Grupo Tribuna criou um painel exclusivo para a participação brasileira e três integrantes da comitiva vão falar sobre os portos do Brasil, das 15 às 17 horas locais, no complexo de eventos Rotterdam Ahoy.


A viagem à Holanda complementa o seminário Porto & Mar, realizado em março deste ano em Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter