Deputados federais da Baixada Santista prometem cobrar obra do túnel Santos-Guarujá

Rosana Valle e Paulo Alexandre Barbosa estão no 2º Encontro Porto & Mar, promovido pelo Grupo Tribuna nesta quarta

Por: Bárbara Farias e Ted Sartori  -  27/09/23  -  15:33
Atualizado em 27/09/23 - 19:17
Promovido pelo Grupo Tribuna, Encontro Porto & Mar está sendo promovido em Brasília
Promovido pelo Grupo Tribuna, Encontro Porto & Mar está sendo promovido em Brasília   Foto: Bárbara Farias

Os deputados federais da Baixada Santista, Rosana Valle (PL) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), prometem cobrar para que o túnel Santos-Guarujá se transforme em realidade dentro das obras previstas no PAC do Governo Federal. Os dois parlamentares estão presentes no 2º Encontro Porto & Mar, promovido pelo Grupo Tribuna na tarde desta quarta-feira (27), em Brasília.


"Anúncio a gente comemora, mas ficamos com aquela expectativa de que será cumprido. Tem muita burocracia, licitações e muita demora, além de judicialização dos processos e máquina emperrada", comenta a deputada. "São obras necessárias e, além da ligação seca, outras oito envolvem infraestrutura do entorno portuário. Estamos na expectativa de que não seja mais um anúncio", emenda.


Já Barbosa observou que, pela primeira vez, há concordância de todas as esferas governamentais a respeito do modelo de execução da ligação seca, no caso o túnel. "Pacificado isso, não há mais discussão. Agora é ter o direcionamento de recursos. O Governo já anunciou obra no PAC, ela conta com projeto básico, executivo e licenças ambientais concedidas. Basta vontade política para que seja tirada do papel", afirma.


Os deputados também saudaram a iniciativa do Grupo Tribuna de levar o Encontro Porto & Mar para Brasília. "Já participei de muitos seminários e encontros. A Tribuna teve uma decisão acertada de trazer essas discussões para Brasília porque aqui as decisões são tomadas", lembra Rosana Valle. "Muito importante este evento discutir os rumos do Porto, com uma transição de ministro (de Portos e Aeroportos) e com o olhar do Governo Federal voltado para a Baixada Santista", completa Paulo Alexandre Barbosa.


As boas-vindas do evento foram dadas pelo diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini. "O PAC é decidido em Brasília. Então a gente resolveu trazer os empresários aqui para a gente debater e entender um pouco mais desse projeto tão grande do Governo Federal. Investidores (para o Porto de Santos) têm. Faltam os projetos", afirma.


Logo A Tribuna
Newsletter