O vice-presidente e ministro do D
“Sem infraestrutura, nosso comércio exterior fica comprometido. A capacidade do Porto de Santos já está chegando ao limite e os investimentos não podem esperar. É preciso ampliar sua capacidade e investir na infraestrutura para escoamento das cargas”.
O túnel Santos-Guarujá, a remodelação das avenidas perimetrais das margens Direita e Esquerda, a dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos, entre outros empreendimentos voltados à infraestrutura e à logística do maior complexo portuário brasileiro, estão no pacote do PAC e serão debatidos durante o encontro.
No dia 27, a programação terá início às 14 horas, com o credenciamento dos convidados. Em seguida, o diretor-presidente de
As discussões sobre o PAC e os impactos no setor portuário foram divididos em dois painéis, sendo o primeiro com empresários e o segundo composto por representantes do Governo Federal e de agências reguladoras. “O primeiro painel vai ouvir o mercado e os stakeholders (impactados diretamente pela atividade portuária), enquanto o segundo painel terá os envolvidos com o Governo Federal para dar andamento nesse Plano de Aceleração do Crescimento”, explicou o apresentador do Porto 360°, da TV
Com o tema “Novo PAC - Retomada de investimentos e Redução de Custos. O que pensa o mercado?”, o primeiro painel começará às 14h30. Já as 15h45 começará o segundo painel, com o tema “Novo PAC: R$ 349 Bilhões em Investimentos” (confira os participantes no destaque). Para o encerramento, às 18 horas, é esperado o vice-presidente Geraldo Alckmin. Sua presença ainda será confirmada.
O novo PAC prevê R$ 1,7 trilhão em investimentos, sendo R$ 349,1 bilhões para transportes, que engloba rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, com o objetivo de reduzir gargalos logísticos e os custos da produção nacional nos mercados interno e externo, melhorando a qualidade de vida da população usuária.