Competitivo e sustentável

Com menor emissão de gases de efeito estufa e menores custos, o modal ferroviário é exemplo de sustentabilidade

Por: Daniely Andrade  -  03/12/22  -  13:34
O modal ferroviário assume protagonismo quando o assunto é sustentabilidade
O modal ferroviário assume protagonismo quando o assunto é sustentabilidade   Foto: Matheus Tagé/AT

Com menor emissão de gases de efeito estufa (GEE) e menores custos nos transportes de carga, o modal ferroviário assume protagonismo quando o assunto é sustentabilidade. O setor, nos últimos anos, vem recuperando a sua importância, impulsionado por investimentos alinhados a práticas ESG com foco em segurança, infraestrutura, descarbonização, novas tecnologias e renovação da frota para melhor transporte do agro e o setor industrial do Brasil. Há um avanço na cadeia logística, bem como também desafios para que o modal se torne cada vez mais eficiente, competitivo e sustentável.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A ferrovia por si só desempenha um papel especial para o Brasil alcançar seus objetivos para a descarbonização de sua economia, emitindo menos GEE, comparado a outros modais. Com o propósito de transformar e alavancar o modal por meio de uma logística mais limpa e eficiente, a Rumo assume um papel de protagonismo com um planejamento de metas robustas que envolvem a gestão de aspectos e indicadores ambientais, sociais e de governança em suas operações.


Estrategicamente, na Rumo trabalhamos diversas frentes com a proposta de discutir, aperfeiçoar e conduzir iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da infraestrutura das localidades onde estamos presentes. No contexto social, estamos progredindo, atuando por meio do Instituto Rumo com o intuito de devolver à sociedade parte do valor que a Companhia recebe.


A iniciativa concentra projetos de formação para a inclusão socioprodutiva dos jovens na sociedade. Outra frente importante é a nossa área de Diversidade & Inclusão, estruturada com o propósito de ser um agente de transformação não somente nas nossas relações com a sociedade, mas também internamente, entre a nossa alta liderança e os colaboradores. Já em relação aos projetos de inovação atrelados aos resultados ambientais, estamos sempre investindo em tecnologias para reduzir as emissões de GEE e contribuir para uma economia de baixo carbono.


Resiliência dos negócios para os desafios ESG por meio de uma conduta empresarial social e ambientalmente sustentável será fator de segurança para o setor de transportes no Brasil, na busca por um ambiente competitivo através de práticas sustentáveis.


Logo A Tribuna
Newsletter