Primeira mulher a presidir uma companhia aérea no Brasil, Claudia Sender mostrou os desafios do mundo corporativo nesta quarta-feira (17), no primeiro encontro do Donas do Negócio, projeto realizado pelo Grupo Tribuna para fomentar e fortalecer o empreendedorismo feminino na Baixada Santista.
A executiva, que já ocupou o alto escalão do Grupo Latam, disse que conhecer as histórias das “donas do negócio” da região foi um “momento de luz” em meio à atualidade do País.
“Uma das coisas mais inspiradoras que eu vi nos últimos tempos, encheu meu coração de esperança”, destacou a palestrante sobre as protagonistas das 24 empresas de diferentes segmentos que integram o projeto Donas do Negócio.
Formada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e com MBA pela Harvard Business School, Claudia contou sua história, desde o trabalho como consultora na Bain&Company até o momento em que se tornou vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de produtos na Whirlpool Latin America. Ela também foi vice-presidente sênior de Clientes no Grupo Latam, CEO e vice-presidente Comercial e de Marketing da Latam Airlines Brasil.
Integrante do conselho de administração de várias instituições dentro e fora do País, ela conta que foi vítima de ofensas e preconceito quando chegou ao posto de principal executiva da companhia aérea por ser mulher e por sua idade – na época, 38 anos.
No mundo dos negócios, ela afirma que o principal desafio das empreendedoras brasileiras é conseguir financiamento para abrir o próprio negócio.
“Os homens têm muito mais facilidade (de ter financiamento) e as estatísticas provam isso. Mas uma vez que o negócio está rodando, as mulheres possuem capacidade de motivar os times a seguir adiante”, explica.
Para ela, outro desafio é encontrar a equipe que irá colaborar para entregar um bom serviço dentro de cada empresa.
Desta forma, entender qual é cada negócio, identificando e resolvendo a dor do cliente, é a principal dica que Claudia compartilhou com as empreendedoras no evento. “É necessário entender o seu mercado consumidor e como vai entregar algo diferente pra ele”.
Liderança
Para ela, a clientela deve ser prioridade em qualquer empresa e as líderes femininas possuem um diferencial. “As mulheres têm uma capacidade de trazer as pessoas para perto e conseguir tirar o melhor delas, porque possuem a capacidade de ouvir e juntar todo mundo de forma mais aguçada que os homens”, completa.
Aprendizado e Networking
Para Gildania Medeiros Santos, proprietária da empresa Casa Gil Medeiros, o evento foi um “divisor de águas” para seu negócio. “Vim até despreparada para tanto conteúdo. Foi surpreendente a bagagem dela (Claudia Sender), além de sua simplicidade, linha de raciocínio e o poder de assimilar as informações do mundo corporativo”.
A empreendedora ressalta que o modo com que a palestrante conduz a carreira traz uma “leveza que inspira”. “Entendi que estou no caminho certo, mas percebi que tenho muito a aprender e melhorar, apesar de acreditar que evoluí em alguns passos. Ela me instigou a ter sede de aprendizado e a realmente não me acomodar. Saí extremamente enriquecida”.
Mariana Shimada é fundadora do Bossa Café e Bistrô e diz que o evento é importante por diversos motivos. “Tanto para conhecer outras empreendedoras daqui da região como para divulgar nosso negócio e trocar informações, criar networking, estar em constante aprendizado e participar dessas palestras. O evento abre muita nossa visão para enxergar nosso negócio de forma diferente”.
Rosângela Greghi, da Ao Pharmacêutico, acredita que o projeto é estimulante. “Acredito que somos um grupo diferenciado com histórias distintas que mostram ação e empreendedorismo forte. Isso fortalece toda nossa região. Quando a gente divulga esse trabalho tão diversificado e rico, inspira outras empreendedoras a trilharem esse caminho. É uma inovação”, enfatiza. Segundo ela, os diversos objetivos do Donas do Negócio trarão um ótimo resultado ao mercado na Baixada Santista.