Uma viagem pelo futuro promissor do turismo na Baixada Santista

Fórum A Região em Pauta explorou o tema e debateu o potencial da região

Por: ATribuna.com.br  -  03/12/22  -  12:51
Distribuído em dois paineis, evento tratou dos próximos passos na área e do Selo Metropolitano de Turismo
Distribuído em dois paineis, evento tratou dos próximos passos na área e do Selo Metropolitano de Turismo   Foto: Matheus Tagé/AT

Viajar costuma ser um bálsamo. Principalmente quando há organização do turista. E também dos envolvidos nesse processo que faz a roda da economia girar com bastante velocidade ao redor do mundo.


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O tema foi o escolhido para a última edição deste ano do fórum A Região em Pauta, realizado no auditório do Grupo Tribuna. O evento foi dividido em dois painéis, mediados por Arminda Augusto, gerente de Projetos e Relações Institucionais do Grupo Tribuna.


No primeiro, intitulado Os Próximos Passos, os convidados foram Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embratur e presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Willians Lopes, diretor-geral da Unidade de Negócios da GL Events Brasil, responsável pelo centro de convenções de Santos; Adalto Correa, diretor-executivo da Associação Comercial de Santos, e Vanessa Lombardi, presidente do Santos Convention & Visitors Bureau.


“A gente tem que se unir e buscar soluções. Não podemos ficar concorrendo”, recomenda Vanessa. E isso passa por todos. “Tenho impressão que uma parte considerável da sociedade de Campos do Jordão trabalha no turismo. Aqui, nós acordamos e trabalhamos em um conjunto de segmentos e também no turismo. Ainda que esteja tudo aqui, há um desafio muito grande de conectar isso para criar uma marca forte”, observa Adalto. Identificação é necessária. “O município precisa ser decidido, se reconhecer e buscar”, diz Willians.


Selo Metropolitano

No segundo painel, estiveram Milton Gonçalves, diretor-executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Eduardo Silveira, presidente da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista, e Marcelo Fachada, assessor técnico da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos.


Em destaque, a apresentação do Selo Metropolitano de Turismo, plataforma on-line fruto de projeto desenvolvido pela Agem e no aguardo de aval do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) para a implantação.


“Fizemos nossa parte. Houve discussões na Câmara Temática de Turismo da Agem com os secretários da área das nove cidades, em contato com os prefeitos”, afirma Gonçalves. Agir em consonância é fundamental. “Os destinos são bons para os turistas quando, em primeiro lugar, são para o morador”, lembra Silveira.


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