'A Região em Pauta' debate os rumos da indústria na Baixada Santista

Evento reúne especialistas e autoridades no próximo dia 12, de forma virtual

Por: Redação  -  04/07/21  -  11:23
Atualizado em 04/07/21 - 15:24
 Setor é o responsável por aproximadamente 8.600 empregos diretos, além de quase 10 mil dependentes
Setor é o responsável por aproximadamente 8.600 empregos diretos, além de quase 10 mil dependentes   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O papel da Indústria para a economia da região, em especial do polo petroquímico de Cubatão, será o tema central do próximo encontro de A Região em Pauta, marcado para dia 12, a partir das 19h30.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Esta é a primeira vez em que o tema Indústria entra no cronograma de discussões do projeto, criado por A Tribuna há seis anos, e que tem por objetivo debater questões relevantes para a região, sob o ponto de vista econômico e social.


O Polo Industrial de Cubatão reúne empresas de cinco grandes setores: petroquímico, siderúrgico, químico, fertilizantes e logística, além da produção de energia e da prestação de serviços. É um dos mais importantes, em geração de empregos e renda, do País.


Atualmente, emprega cerca de 8.600 funcionários diretos, além de quase 10 mil dependentes. Esses dados são significativamente menores que os registrados em 2016, quando a mão de obra direta empregava 14 mil funcionários. O decréscimo ocorreu, basicamente, em função da redução de atividades da Usiminas, unidade de Cubatão, a partir de 20162017.


As indústrias do polo são basicamente de base, fornecendo insumos para diversas unidades de transformação, como montadoras de automóveis, linha branca, além de fábricas de lubrificantes, corantes, detergentes e fármacos. Há um movimento, que já dura anos, de atrair para o polo petroquímico de Cubatão também indústrias de transformação, reduzindo a logística necessária para levar os insumos até outras regiões do país para serem transformados.


Essa e outras questões serão tema do encontro do dia 12, com a presença de autoridades locais, membros do Ciesp-Cubatão e especialistas no setor.


O encontro será o quinto deste ano dentro do projeto A Região em Pauta.


O acesso ao encontro virtual é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Para assistir e encaminhar perguntas, basta acessar as redes sociais do Grupo Tribuna. O encontro começa às 19h30.


Logo A Tribuna
Newsletter