O fórum acontece na próxima segunda-feira, a partir das 14h30, no auditório do Grupo Tribuna (FreePik) Estão abertas as inscrições para o quarto fórum deste ano do projeto A Região em Pauta, do Grupo Tribuna, e o tema central será Saúde. O fórum acontece na próxima segunda-feira, a partir das 14h30, no auditório do Grupo Tribuna (Rua João Pessoa, 350, Santos). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por aqui. Dois subtemas serão tratados nesse encontro, que terá a presença de autoridades da União, da Secretaria de Estado da Saúde e das secretarias municipais de Saúde da região: a distribuição e regulação de vagas SUS nos hospitais da região e a formação médica nas faculdades de Medicina do País. Dados levantados pelo Data Center Brasil (DCB), exclusivos para o fórum de segunda-feira, mostram o ranking de internações hospitalares pelo SUS nos hospitais da região nos últimos 10 anos (2015-2025). Com 107.262 internações nesse período, o líder é o Hospital Santo Amaro, em Guarujá, seguido da Santa Casa de Misericórdia de Santos, com 106.050. Na terceira colocação aparece o Hospital Regional de Itanhaém, com 89.286 internações. O levantamento do DCB, empresa de consultoria e ciência de dados, também evidencia uma diferença da Região Metropolitana da Baixada Santista em relação ao Estado. No contexto global do Estado, em 2024, as internações SUS totalizaram 2.801.474 pacientes, e as entidades sem fins lucrativos participaram com 48,47% nestas internações. No âmbito global da região, as internações SUS totalizaram 91.530 pacientes, com uma participação reduzida de 28,52% das entidades filantrópicas, demonstrando maior atuação das unidades hospitalares vinculadas à Administração Pública. Formação médica No segundo painel, o tema será a formação médica. Nos últimos anos, o Brasil vivenciou um expressivo aumento no número de cursos de Medicina. Entre 2010 e 2023, o total de escolas médicas passou de 181 para 401, representando um crescimento de 127%. Esse cenário gerou preocupações quanto à qualidade da formação médica. Em abril deste ano, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Ele será aplicado anualmente a partir de outubro deste ano. O exame unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação do Enade para os cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare). Para o evento, estão confirmadas as presenças do ex-ministro da Saúde, professor universitário e atual presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; do gerente da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) da Secretaria de Estado da Saúde, Domingos Guilherme Napoli; do secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez; e do professor universitário e médico Evaldo Stanislau, entre outros especialistas e autoridades.