Homenagem ‘raiz’, em Santos, celebra os 10 KM Tribuna Fm - Terracom

Em atitude pró-natureza, muda de pau-brasil é plantada ao lado do monumento que faz referência à prova, no Gonzaga

Por: ATribuna.com.br  -  05/07/23  -  07:20
Atualizado em 05/07/23 - 08:19
Diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini (ao centro) participou do plantio no Gonzaga
Diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini (ao centro) participou do plantio no Gonzaga   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A 37ª edição dos 10 KM Tribuna FM - Terracom ainda não acabou, pelo menos para a arborização de Santos, que nesta terça-feira (4) ganhou uma muda de pau-brasil em homenagem à prova, realizada dia 21 de maio. A muda da árvore, que figura na lista de espécies da flora ameaçadas de extinção, foi plantada no Gonzaga, ao lado do monumento que também marca a maior corrida de 10 KM do País.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O plantio é uma parceria da organização dos 10 KM com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e acolhe uma iniciativa proposta no projeto As mil árvores fundamentais, criada pelo santista Vanderlei Souza de Araújo e que tem por objetivo plantar mil mudas de pau-brasil no Páis.


A muda de ontem é a de número 631, o que significa dizer que outras 630 já foram plantadas Brasil afora. Técnico em Meio Ambiente, 61 anos, Vanderlei explica que sempre enxergou no Meio Ambiente um ponto importante na vida das cidades, especialmente em relação aos recursos naturais e às árvores.


As sementes de pau-brasil são cultivadas na varanda de Vanderlei e, quando atingem o tamanho de uma muda, ele as transfere para uma área maior do próprio prédio onde mora, até chegar à altura adequada para o plantio. “Faço com prazer, e doo para quem quiser plantar e cuidar dela”, diz. “Mas a pessoa precisa se responsabilizar pelos cuidados, a rega....”, avisa.


Esporte e meio ambiente
O plantio da muda foi feito pelo diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, diretor-geral dos 10 KM. “Esporte e meio ambiente têm uma relação estreita, e é um prazer saber que temos agora no jardim da praia a muda de uma árvore em extinção, plantada em nome dessa que é uma prova que já faz parte do calendário da Cidade”, disse.


Marcos Libório, secretário de Meio Ambiente de Santos, diz que qualquer plantio de muda ou de árvore deve ter a autorização da secretaria, pois nem todas as espécies são adequadas para o meio urbano. “Estimulamos o plantio, fazemos doação de mudas e acompanhamos”, disse.


Para quem quiser plantar uma árvore, o caminho é protocolar o pedido no Poupatempo.



Logo A Tribuna
Newsletter