Obras que falam sobre leitura e leitores

Vanessa Campos Ratton é jornalista e escritora

Por: Vanessa Ratton, especial para A Tribuna  -  11/04/23  -  06:36
Regina Drummond nasceu em Minas Gerais, numa família de escritores
Regina Drummond nasceu em Minas Gerais, numa família de escritores   Foto: Divulgação

Regina Drummond nasceu em Minas Gerais, numa família de escritores. Fala francês, inglês e alemão. Já são mais de 140 livros publicados, principalmente para crianças e jovens. Além disso, traduziu muitos outros e adora contar histórias.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


É com esse olhar sensível que ela escreveu a obra infantil O Mundo pela Janela, que conta com delicadas ilustrações de Thais Linhares. A obra fala sobre o momento da pandemia para as crianças – muitas ficaram presas em casa sem nem entender muito o motivo. A história é contada em poema narrativo e termina mostrando a importância que o livro teve nesse momento aos pequenos e também para os adultos.


A paixão pelos livros está registrada em outra obra de Regina, que ela considera uma miniautobiografia: A Menina que Comia Livros.


A história conta de forma engraçada um pouco da vida de uma menina que existia no café Reinações de Narizinho, com bolo de cenoura e a Emília no leite. No rico cardápio, suco de Machado de Assis e musse de Castro Alves.


A obra, que é um livro que fala de livros, ainda conta com uma seleção dos maiores autores do Brasil, no século 20, alguns não tão conhecidos do grande público, como Ruth Guimarães Botelho, a primeira escritora negra de projeção nacional (autora de Água Funda, de 1946), Moacyr Scliar, André Neves, Roger Mello, Carlos Drummond de Andrade, Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Sylvia Orthof, Lygia Bojunga, Tatiana Belinky, Monteiro Lobato e Clarice Lispector.


Uma aventura que contrapõe a riqueza literária da casa da menina com o conteúdo quadrado da escola, o livro desperta no leitor a fome de ler, ou melhor, a curiosidade por autores importantes da literatura brasileira e seus personagens maravilhosos. As ilustrações dessa obra são de Taciana Ottowitz, que envolve o texto com seus desenhos. Ambos os livros são editados pela Duna Dueto.


Regina Drummond, atualmente, mora entre Munique, na Alemanha, e São Paulo. Já recebeu vários prêmios e destaques, entre eles o Prêmio Jabuti como editora, além de indicação e recebeu selos de Acervo Básico e um selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional para o Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter