Livros que falam em empatia para crianças e adultos

O Guarda-Chuva Azul faz divertida releitura sobre o significado da empatia e como ela pode funcionar

Por: Vanessa Campos  -  28/03/23  -  06:33
Atualizado em 04/04/23 - 14:43
Livro fala de empatia para crianças e adultos
Livro fala de empatia para crianças e adultos   Foto: Reprodução

A palavra está muito na moda, mas como fazer a criança entender o que é empatia? E até ampliar a ideia que os adultos têm sobre o significado? Mais uma vez, a literatura pode nos fazer ler o mundo, as diferentes pessoas e emoções. No ano em que o Conselho Nacional de Justiça escolheu para ser o ano da Justiça Restaurativa na Educação, levando a prevenção dos conflitos para as escolas e a sociedade, gostaria de citar alguns livros que nos fazem refletir sobre comunicação não violenta e a empatia, habilidade social muito requisitada na sociedade, nas empresas e em qualquer grupo social e, realmente, muito necessária atualmente.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A obra O Guarda-Chuva Azul, de Emily Ann Davison, com ilustrações de Momoko Abe, é traduzido por Gabriela Araujo e publicado no Brasil pela Melhoramentos, faz uma divertida releitura sobre o significado da empatia e como ela pode funcionar. A obra conta a história de uma menina que ganha um presente inesperado, sem saber de quem: um guarda-chuva azul. A decisão da garota é aceitar o presente, quase que um convite que a levará a uma incrível aventura que a envolverá com muitas pessoas diferentes e até desconhecidas.


Apesar de estar sol, a menina leva o objeto com ela para passear pela cidade e, inesperadamente, uma chuva pega a todos que estão na rua de surpresa. Primeiro, o guarda-chuva só abrigava a ela; quando a chuva aperta, a mãe também cabe, e mais uma família que estava no parque; de repente, tinha espaço para mais e mais pessoas. Muitas não acreditavam que caberiam ali, mas a menina não esperou que viessem, foi até eles, e todos misteriosamente vão cabendo.


Debaixo do guarda-chuva, as pessoas compartilham histórias e, também, os seus lanches. Quando o sol volta a brilhar, uma a uma, as pessoas vão se afastando e o objeto fica menor e mais fino. Depois daquele dia, o guarda-chuva não cresceu mais, mas não era preciso, as pessoas que se conheceram se uniram e criaram um lugar muito especial, a que convido você, leitor, a saber qual é e como chegar até ele.


A obra pode ser utilizada em leitura compartilhada a partir dos quatro anos ou leitura independente, indicada para sete anos. Na escola, seria muito interessante provocar uma grande contação de histórias de vida após a sensibilização com a obra para se conhecer melhor cada uma das crianças.


Serviço: O guarda-chuva azul


Autora Emily Ann Davison


Ilustrações Momoko Abe


Tradução Gabriela Araujo


Editora Melhoramentos


32 páginas


Preço: R$ 32,00


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter