Tribuna do Leitor - 13 de junho de 2021

Nesta edição, participações de Rivaldo Otero, Edison José de Aguiar, José Marmo e Benton Marryone

Por: Da Redação  -  13/06/21  -  13:47
"Por que, aqui em Santos, tudo é mais difícil de se concretizar?", questiona leitor, usando exemplo do Emissário Submarino que segue fechado   Foto: Carlos Nogueira/AT

Um mau presidente


Gosto muito do meu país, mas me entristeço ao constatar que, ultimamente, nossa pátria vem sendo castigada por um dos piores presidentes de sua história, Jair Bolsonaro, cujo primeiro nome, contraditoriamente, me faz lembrar de um super craque do nosso futebol do passado, o fabuloso Jair da Rosa Pinto, um meia que possuía um canhão no pé esquerdo e tinha vindo do futebol do Rio de Janeiro terminar sua vitoriosa carreira aqui no alvinegro da Vila. Mas acontece que esse atual Jair presidente, o que está presidindo o nosso Brasil, vem exibindo como marca de seu governo uma surpreendente incompetência e um incrível despreparo para o exercício de tão relevante cargo público, fato que se tornou patente quando mostrou ser incapaz de perceber que o terrível corona vírus não era apenas o causador de uma “gripezinha” como ele dizia, mas sim um agente contaminador mortal. Se no ano passado tivesse o governo percebido a periculosidade do covid-19, a população teria sido vacinada na ocasião e não precisaria enfrentar essa pandemia.


Rivaldo Otero - Santos


Faltará energia?


O desmatamento na Amazônia está aumentando e, consequentemente, diminuindo a perda de água desse ecossistema causada pela evaporação a partir do solo e pela transpiração das plantas e a consequente formação de massas de ar carregadas de vapor de água, que são propelidos pelos ventos, os chamados rios aéreos, responsáveis pelas chuvas no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, Urge estancar esse desmatamento, caso contrário, as secas serão mais prolongadas e com uma frequência cada vez maior, com consequências na geração de energia, de comprometimento da produção agrícola e no fornecimento de água potável para as populações.


Edison José de Aguiar - Cubatão


Cães na areia


Vendo no jornal a imagem do Sr. Márcio Paulo, secretário de Meio Ambiente de Santos, sorridente e contente com o Dia Mundial do Oceano, eu não poderia deixar de perguntar: o que esse senhor está fazendo ou pretende fazer para coibir a permanência de cães dentro do recinto de areia das praias? Temos lido vários comentários sobre o desleixo de donos de cães, que deixam as necessidades fisiológicas de seus animais na areia ou mesmo junto às ondinhas do mar. Será que placas educativas serão colocadas na extensão das praias, elucidando esses maus educados donos de animais a não permitirem seus cães continuem sujando nossas praias? Vamos cuidar mais desse patrimônio que ainda atrai turistas para a Baixada.


José Marmo - Santos


Emissário


Triste ver fechado o emissário, desejado e apreciado por muito, cercado por tapumes há muitos meses sem que haja qualquer solução visando sua reabertura. Por que, aqui em Santos, tudo é mais difícil de se concretizar? Será por termos políticos de outras regiões que não condizem com obras quase naturais na região? Criou-se escola de surf, espaço para crianças, pistas de skate, obra de arte que virou marca do local, quadra de esporte para aposentados e para patins, até local para pouso e decolagem de helicópteros. Peço ao nobre prefeito que abrevie a abertura daquele espaço e, se possível, crie no molhe de pedras fronteiriço ao mar, entre o lado esquerdo do quebra-mar e a Ilha Urubuqueçaba, pequena plataforma de pesca que ofereceria maior segurança àqueles que lá se aventuram em algumas horas de lazer. Mas acredito que tal iniciativa é utopia, visto que o referido local na maioria das vezes é/foi tomado por viciados sem que houvesse qualquer contrapartida da segurança lá instalada.


Benton Marryone - Santos


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter