Tribuna do Leitor - 28/02/2021

Hoje com as participações de José Roberto Batista Marins, Antonio Jorge dos Santos, João Horácio Caramez, Fernando Martins Braga e Osvaldo Ramos Hélio

Por:  -  28/02/21  -  18:26

Cuidados fundamentais
A máscara tem a função importante de diminuir a carga viral tanto eliminada pela pessoa potencialmente infectada, como pelas pessoas que a recebem. Considerando que desrespeitamos o distanciamento e estamos próximo de alguém infectado 1 m x 1 m, em cerca de 2m3, considerando que o volume de ar corrente pulmonar de uma pessoa normal adulta é de 500 cm3 e que ela respira cerca de 15 vezes por minuto, então, o volume pulmonar por minuto será de 7500 cm3. Se permanecer nesta sala por uma hora, ela respirará cerca de 450. 000 cm3/hora, portanto, irá respirar o ar todo infectado em quatro horas. Como é uma doença de transmissão respiratória, pelo nariz e boca, será fatalmente infectado. Lembre-se que a carga viral está relacionada com a gravidade da doença e que a vacina só fará efeito após 30 a 60 dias da segunda dose. Portanto, o distanciamento acima de dois metros e a máscara corretamente utilizada são fundamentais. Narizinho para fora, jamais!
JOSÉ ROBERTO BATISTA MARINS - SANTOS


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Abandono de prédio
Como morador vizinho ao antigo prédio da Ciretran, na esquina da rua Alexandre Herculano com a Av. Conselheiro Nébias, solicito das autoridades empenho para resolver a questão do abandono, com urgência. O muro está caindo e tem lixo nas laterais e em frente ao prédio. Os munícipes aguardam providências!
ANTONIO JORGE DOS SANTOS - SANTOS


Dia da ressaca
Anualmente, em 28 de fevereiro, é comemorado o Dia da Ressaca. Todo mundo adora beber uns bons drinks com amigos, mas quando exagera na bebida, surge a velha e indesejada ressaca. Dores de cabeça, enjoos e desidratação são alguns sintomas mais comuns na ressaca. O Dia da Ressaca não é muito popular no Brasil, mas as pessoas que resolvem comemorá-lo reúnem os amigos e compartilham histórias de bebedeiras e de ressacas, enquanto, é claro, bebem!
JOÃO HORÁCIO CARAMEZ – SANTOS


Senai
A Prefeitura de Santos precisa agilizar a documentação para que a construção do Senai, na Ponta da Praia, ocorra antes que o presidente da Fiesp tenha nova crise de amnésia, igual a que aconteceu há sete anos, quando não havia crise econômica, e ele mandou derrubar a antiga escola. Prejudicou seriamente o futuro de muitos jovens que, hoje, poderiam ter mais oportunidades na vida. A Prefeitura deveria tentar uma parceria com Senai e seu polo tecnológico. Afinal, somos ou não uma Cidade Criativa?
FERNANDO MARTINS BRAGA - SANTOS


Justiça lenta
Por ter um irmão com necessidades especiais, o qual tenho a curatela, há três anos adquiri, em seu nome, um veículo PCD. Em julho do ano passado, resolvi vendê-lo, ou melhor, estou tentando! Mesmo sendo seu único responsável legal, tendo inclusive total controle da sua aposentadoria, não pude consumar a venda. No Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei 13.146/15, que entrou em vigor em 2/1/2016, a curatela da pessoa com incapacidade para atos da vida civil passou a se restringir aos atos negociais e patrimoniais, ou seja, eu teria que pedir autorização ao juiz para poder vender o carro. Ok, é a Lei e temos que respeitá-la! Segundo o advogado que contratei, esse procedimento seria rápido e o juiz liberaria em questão de dias o meu pedido. Só que não está sendo bem assim, como meu processo da curatela é antigo, e não é digital, o seu arquivamento foi efetuado na cidade de Jundiaí. Só para desarquivá-lo e trazê-lo de volta a Santos foram cinco meses de espera, ou seja, estou há sete meses aguardando a liberação do alvará para efetuar a venda. Já perdi os valores gastos com os anúncios, os possíveis interessados, e convivo com a desvalorização mensal do veículo. Isso porque, o processo se encontra na 2ª Vara de Família do Fórum de Santos, desde dezembro de 2020, aguardando a emissão do alvará, e até agora nada. Em minhas idas e vindas ao Fórum, eu escuto as mais diversas desculpas pela demora: o sistema está fora do ar, não tem juiz e outras. Veja bem, esse é um direito meu, mas a sensação é de que estão me fazendo um favor! Chegou a ponto de o funcionário dizer que iria mandar um e-mail para o juiz vir ao Fórum, para atender o meu pedido! Lamentável!
OSVALDO RAMOS HÉLIO – SANTOS


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter