(Imesc/Divulgação) O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) completa 55 anos consolidado como o maior centro da América Latina em Medicina Legal e Investigação de Vínculo Genético (DNA). Vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, o Imesc é referência nacional e internacional pela qualidade técnica, pela inovação e pelo compromisso com o acesso à Justiça — uma das mais importantes interfaces entre ciência e cidadania do país. Desde sua fundação, em 1970, o Instituto já emitiu mais de 800 mil laudos periciais, entre perícias médicas e exames de DNA. Cada documento representa não apenas um ato técnico, mas a concretização de direitos e o resgate da dignidade de milhares de pessoas, especialmente as que dependem da justiça gratuita. O Imesc também se destaca pela formação acadêmica, pela qualificação de seu corpo técnico e pelo incentivo à produção científica, reconhecido por premiações como o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade (2019 e 2020), além de menções no Prêmio Mário Covas e no Prêmio Innovare. Assumi a presidência em fevereiro de 2025 com o compromisso de fortalecer esse legado de excelência e modernização contínua. Investimos em tecnologia para tornar os processos mais ágeis, eficientes e seguros. Entre os avanços recentes estão a Teleperícia, a integração de laudos ao sistema do Tribunal de Justiça, o desenvolvimento de plataformas digitais específicas e a migração do Simesc para a nuvem. Nosso foco é ampliar o acesso e garantir atendimento rápido e de qualidade ao cidadão. A atuação do Imesc vai além da Capital, alcançando o interior e o litoral paulista por meio de polos descentralizados, em parceria com o Tribunal de Justiça e a Secretaria da Saúde. Desde 2023, já foram emitidos mais de 76 mil laudos em Medicina Legal e 14 mil em DNA, beneficiando cerca de 116 mil pessoas. Programas como Encontre o Seu Pai Aqui, com o Ministério Público, e Meu Pai Tem Nome, com a Defensoria Pública, possibilitam exames de DNA sem necessidade de processo judicial, fortalecendo o direito à filiação. Registro meu agradecimento ao governador Tarcísio de Freitas, ao secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e ao secretário-executivo Raul Christiano, pelo apoio essencial às transformações do Imesc desde 2023. A missão do Imesc é unir ciência, tecnologia e responsabilidade social em prol da cidadania. Nosso compromisso é seguir como referência nacional em perícia e inovação, expandindo a modernização, valorizando o corpo técnico e consolidando a nova sede como símbolo de eficiência e excelência no serviço público. O Imesc é um patrimônio de São Paulo e do Brasil, comprometido em fortalecer a perícia oficial e a cidadania em todo o país. *Alexandre Silveira Pessôa. Presidente do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc)