<p class="p-smartimagebox"><img attr-cid="policy:1.132631" attr-version="policy:1.132631:1764285252" class="p-smartimage" src="/image/policy:1.132631/legacy_image_201157.jpg?f=3x2&w=400&q=0.3" /><br /> <span class="p-smartcaption">(Divulgação/PMS)</span></p> <p data-end="1697" data-start="207"><strong data-end="222" data-start="207">Cadê a GCM?</strong><br data-end="225" data-start="222" /> Sábado à tarde fui caminhar pelo entorno do Sesc, no bairro Aparecida, em Santos. Cidade cheia pelo feriado prolongado, mas não se via uma única viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) rondando as ruas. Na Praça do Sesc, enquanto as crianças brincavam no playground, um trio puxava crack traquilamente no canto da área para cães. No jardim da praia, na movimentada Fonte do Sapo, desocupados (recuso o termo moradores de rua, pois rua não é moradia), dormiam tranquilos nos bancos, bebiam nos jardins e importunavam os passantes pedindo dinheiro. Na entrada do shopping, indivíduos claramente alterados também interpelavam as pessoas. E nada de GCM. Intrigada, peguei o carro e segui pela orla, da Ponta da Praia à Avenida Ana Costa. Nenhuma viatura à vista. Entrando em direção ao conjunto Jaú, na Aparecida, grupos de pessoas usando crack na porta de uma casa vazia e nos fundos de uma escola. Outros, revirando as lixeiras jogando tudo à volta, deixando sacos abertos com o lixo espalhado. Tudo isso à luz do dia, e nada de GCM. E em região considerada nobre! Me pergunto qual o futuro turístico da nossa cidade, com essa população de desocupados que só cresce sem ser incomodada? Caso resolvam acampar nas escadas da Prefeitura, serão retirados? Quais as ações que vêm sendo efetivamente tomadas? E cadê a GCM, que deveria estar circulando para pelo menos tentar inibir essas cenas vergonhosas, que além de nos incomodar espantam os turistas.<br data-end="1674" data-start="1671" /> <em data-end="1697" data-start="1674">Wania Rangel - SANTOS</em></p> <p data-end="2430" data-start="1699"><strong data-end="1717" data-start="1699">Fraude no INSS</strong><br data-end="1720" data-start="1717" /> Os roubos podem ser cometidos de vários modos! Assalto à mão armada, uso de força física, assalto cometido sem força física ou violência, então como classificar o crime realizado no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) onde milhares de aposentados e pensionistas foram lesados em seus vencimentos durantes meses com descontos abusivos em seus holerite? Essa ação criminosa e hedionda levou parte da renda de aposentados, renda essa conquistada depois de muitos anos de trabalho ou por uma doença grave, onde aposentados foram induzidos ao erro e lesados com descontos fraudulentos de entidades, clubes, cooperativas e até pagando empréstimos bancários super faturados.<br data-end="2401" data-start="2398" /> <em data-end="2430" data-start="2401">PAULO LACERDA - SÃO VICENTE</em></p> <p data-end="3028" data-start="2432"><strong data-end="2449" data-start="2432">Desinformação</strong><br data-end="2452" data-start="2449" /> Lendo esta coluna do dia 24/11, deparei-me com um missivista expondo sobre a polêmica do primeiro ministro alemão e suas falas, a reação do Governo brasileiro, dos políticos, etc. O que o leitor expôs com tremendo erro foi escrever que a doação alemã fora perdida. Por favor, leia um pouquinho mais, assine A Tribuna para se manter informado, não coloque notícias falsas, verifique as fontes. A doação de 1 bilhão de euros por aquele país está confirmadíssima, meu caro leitor. Procure se informar melhor para não cometer gafes como essa.<br data-end="2993" data-start="2990" /> <em data-end="3028" data-start="2993">Paulo Sérgio de Oliveira - SANTOS</em></p> <p data-end="3556" data-start="3030"><strong data-end="3040" data-start="3030">PEC 38</strong><br data-end="3043" data-start="3040" /> Aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Santos, convocada pela vereadora Débora Camilo (PSOL), que contou com a presença da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL), para discutir a reforma do serviço público e seu desmonte. Entre as inúmeras presenças de sindicatos e associações, senti a ausência dos sindicatos dos trabalhadores portuários de Santos. Não havia um único representante dos sindicatos ligados ao Porto de Santos. Fato constrangedor e lamentável.<br data-end="3519" data-start="3516" /> <em data-end="3556" data-start="3519">Marcus Aurelio de Carvalho - SANTOS</em></p>