<p class="p-smartimagebox"><img attr-cid="policy:1.412322" attr-version="policy:1.412322:1741612951" class="p-smartimage" src="/image/policy:1.412322/legacy_image_348123.jpg?f=3x2&w=400&q=0.3" /><br /> <span class="p-smartcaption">(Divulgação)</span></p> <p data-end="836" data-start="144"><strong data-end="164" data-start="144">EUA x Brasil (1)</strong><br data-end="167" data-start="164" /> Fico perplexo ao ler alguns missivistas querendo imputar ao ex-presidente Jair Bolsonaro a culpa pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos, que chegarão a 50%. Só para lembrar, o Brasil internamente cobra mais do que isso em impostos e o descondenado nada fez até agora que não seja aumentar tributos, não dizendo a que veio. Aliado de ditadores, apoia o terrorismo com o Irã, o ditador russo contra a Ucrânia e ainda quer bancar uma moeda do Brics. Realmente, a culpa é do Bolsonaro e os nossos esquerdistas do amor são os únicos a acreditar nessa hipótese. Uma pena. Mas uma cervejinha no bar resolve tudo. E tome aumento de impostos!<br data-end="807" data-start="804" /> <em data-end="836" data-start="807">André Durante – São Vicente</em></p> <p data-end="1103" data-start="838"><strong data-end="858" data-start="838">EUA x Brasil (2)</strong><br data-end="861" data-start="858" /> Como assim os EUA abriram investigação comercial contra o Brasil? Para quê? O que desejam saber? Não seria mais fácil perguntar aos “patriotas” que por lá estão e são capazes de entregar até a mãe deles?<br data-end="1067" data-start="1064" /> <em data-end="1103" data-start="1067">Silvio de Barros Pinheiro – Santos</em></p> <p data-end="1862" data-start="1105"><strong data-end="1125" data-start="1105">EUA x Brasil (3)</strong><br data-end="1128" data-start="1125" /> Na esteira do tarifaço provocado e promovido pelo clã Bolsonaro, agora os EUA abriram uma investigação comercial contra o Brasil. Entre os atos investigados estão o Pix e a Lei Geral de Proteção de Dados, aquela que, vira e mexe, faz você aceitar (ou não) os cookies, uma espécie de pequeno espião dos sites que acessamos na internet. Aqui, traduzido, um trecho do texto da United States Trade Representative na Seção 301: “O Brasil impõe restrições excessivamente amplas à transferência de dados pessoais para fora do Brasil e parece beneficiar seu serviço de pagamento eletrônico desenvolvido pelo governo”. Os EUA querem que acabemos com o Pix. Parabéns aos que ainda apoiam o clã Bolsonaro.<br data-end="1825" data-start="1822" /> <em data-end="1862" data-start="1825">Marcus Aurelio de Carvalho – Santos</em></p> <p data-end="2645" data-start="1864"><strong data-end="1881" data-start="1864">Fonte do Sapo</strong><br data-end="1884" data-start="1881" /> Sou músico em Santos e fico perplexo com as condições do palco instalado na Fonte do Sapo. O espaço está deteriorado, com estruturas enferrujadas, piso comprometido e sem condição de segurança aos artistas que ali se apresentam. Não há um local apropriado para trocar de roupa nem guardar nossos pertences com segurança. O tradicional Baile da Fonte do Sapo, que acontece todo domingo, não é um evento esporádico, e sim uma tradição cultural santista, frequentada por centenas de pessoas, em sua maioria idosos que veem ali um espaço de lazer, saúde e convivência. A cultura merece respeito, os músicos cobram dignidade e o público deve contar com mais segurança e estrutura. Fica aqui meu apelo, como músico e cidadão santista.<br data-end="2615" data-start="2612" /> <em data-end="2645" data-start="2615">Mauricio dos Santos – Santos</em></p> <p data-end="3390" data-start="2647"><strong data-end="2661" data-start="2647">Câmara (1)</strong><br data-end="2664" data-start="2661" /> Foi ótimo ler na coluna Dia a Dia de terça-feira que o presidente da Câmara de Santos revelou que a ideia de alugar carros com motorista para os vereadores às custas do contribuinte foi “coletiva”. Assim ficou mais fácil não votarmos em nenhum dos atuais vereadores que pleitearem a reeleição. Sugiro que se manifestem os nobres edis que foram contra essa “brilhante” propositura. Quem sabe, assim, ainda ganham algum crédito perante seus eleitores. Numa cidade plana como Santos, com oferta de ônibus, ciclovias e VLT, que tal dar o exemplo de economia, esforço por um ar mais respirável e prática de caminhada? Isso sem falar da falta de vagas para estacionar, fruto da construção de tantas torres.<br data-end="3367" data-start="3364" /> <em data-end="3390" data-start="3367">Wania Rangel – Santos</em></p> <p data-end="3927" data-is-last-node="" data-is-only-node="" data-start="3392"><strong data-end="3406" data-start="3392">Câmara (2)</strong><br data-end="3409" data-start="3406" /> Tive imensa satisfação ao ler em <em data-end="3453" data-start="3442">A Tribuna</em> que a juíza Fernanda Menna suspendeu o pregão da Câmara de Santos para o aluguel de carros aos representantes do cidadão santista. Esses senhores que dizem necessitar de veículos para se locomoverem até suas bases se esquecem que não representam uma cidade pequena. Parabenizo também o motorista autônomo Felipe Suarez Martins pela iniciativa de ir à Justiça, um alento ao contribuinte que por vezes se sente desamparado pelo Judiciário.<br data-end="3894" data-start="3891" /> <em data-end="3927" data-is-last-node="" data-start="3894">Cesar Tavares da Cunha – Santos</em></p>