A Casa das Culturas de Santos fica localizada na Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova (Carlos Nogueira/Arquivo Prefeitura de Santos) Felicidade e feliz cidade Que sorte ter nascido e poder viver em Santos, onde temos com orgulho uma Casa das Culturas digna dos nossos antepassados. Após a iniciativa primorosa de Mario Flávio Leme de Paes e Alcântara, que restaurou o casarão da Rua Sete de Setembro, contamos com a sapiência do prefeito Rogério Santos (Republicanos), que transformou esse reduto num verdadeiro santuário de encontro de diversos artistas, de todas as áreas. Por fim, a nomeação do escritor, poeta e crítico cultural Flávio Viegas Amoreira como responsável e curador da Casa das Culturas foi excelente, pois ele tem um nível de conhecimento de cultura que permite uma condução primorosa desse recanto. Sugiro que as visitas ao casarão se tornem programa obrigatório para os estudantes de Santos. Em tempo, a exposição de Vicente de Carvalho é imperdível. Luiz Vinagre - Santos Anistia Em fevereiro, os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), prometeram aos congressistas que, se eleitos, a anistia entraria em votação. Eles foram eleitos, mas em março, no passeio de Lula à Ásia, Alcolumbre e Motta estavam na comitiva e, desde então, estranhamente mudaram de opinião e a anistia nunca entrou na pauta para votação. Motta e Alcolumbre deram um chapéu nos congressistas que acreditaram neles. Boa parte da classe política não é confiável. Humberto Schuwartz Soares - Vila Velha (ES) Tarifaço Que a Organização Mundial do Comércio (OMC) consiga mostrar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a injustiça comercial e social que ele está fazendo ao impor o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros, prejudicando o livre comércio e podendo gerar desemprego. Cláudio Magalhães - Santos Pedágios Em meio a uma nova tentativa de imposição de pedágios na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, lembro que os prefeitos da região historicamente frustraram planos anteriores similares com muita mobilização política. Espero que isso ocorra mais uma vez, impedindo que o Estado nos transfira mais um ônus. Paralelamente, causa estranheza o atual governo paulista, que tantas coisas boas tem trazido à população, não investir na modernização da centenária linha ferroviária que ligava o Litoral ao Vale do Ribeira com transporte de cargas e de passageiros. Caro governador, repense seu posicionamento quando a esse assunto, por favor, e seus eleitores o aplaudirão. Luiz Alberto Reis - Santos Palafitas Construir conjuntos habitacionais onde hoje estão as palafitas é inviável por serem áreas de manguezais, o que deve representar um custo altíssimo a empreendimentos imobiliários. Ainda restam em Santos poucas áreas que podem ser usadas para construção de moradias populares destinadas às famílias de baixa renda e é urgente que os nossos representantes políticos ajam para não deixá-las caírem de mão beijada nas mãos de especuladores imobiliários. Entendo que construir moradias onde hoje está a maior favela sobre palafitas do Brasil, como alguém sugeriu aqui, nunca será possível. Como todo o material chegaria naquele local? Como seria o estaqueamento no solo do mangue? Não sou engenheiro civil nem especialista no tema, mas creio o melhor seja acabar com as palafitas e substituí-las por moradias populares dignas. Antonio Sergio de Jesus - São Vicente Extravagâncias Segundo a Constituição de 1988, “todos são iguais perante a lei”. Porém, o Tribunal Superior do Trabalho fechou contrato com a administração do Aeroporto de Brasília, no valor de R\$ 1.5 milhão, para a construção e manutenção de uma sala VIP para uso exclusivo dos seus 27 ministros, com carro de luxo privativo até o avião, inclusive em viagens pessoais. Juan Manuel Villarnobo - Santos