Foto ilustrativa (Vanessa Rodrigues/AT) Urna eletrônica Li recentemente neste espaço que desativar o atual sistema de urnas eletrônicas seria jogar no lixo décadas de evolução. Ora, a proposta de ‘novo equipamento ou tipo de apuração se refere a aplicar o princípio constitucional da contagem pública dos votos para dirimir dúvidas no registro e apuração pelas máquinas eletrônicas. Acabar com isso equivale a acabar com o jogo todo (eleição pública transparente) e não apenas com o ‘impedimento’. Só Brasil e Butão utilizam urnas de 1ª geração sem voto impresso. Nações mais avançadas, como Alemanha, França e os Países Baixos, já descontinuaram. Aqui, o STF suspendeu em 2011, 2014 e 2018 o voto impresso que estava previsto nas eleições, declarando neste último ano ser inconstitucional a instalação de impressoras nas urnas eletrônicas. É preciso evoluir, e não propagar falta de conhecimento sobre o assunto. Sergio Fang - Santos Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp! Asilo político? Será que o bondoso e humanitário governo Lula dará asilo político para Cristina Kirchner, agora que ela foi condenada? Como já fez isso com ‘gente do bem’ como Battisti e a ex-primeira-dama do Peru, só falta, em breve, termos novidades de mais ‘turistas’ no Brasil. Afinal, temos pouca gente corrupta no País... Zureia Baruch Jr. - São Paulo Projeto descabido Enquanto, de um lado, os parlamentares, com a faca nos dentes, pressionam o Governo Federal para cortar gastos, em outra frente, e com o incentivo do presidente Hugo Motta, criam um projeto de lei alterando a atual legislação para permitir que se acumule aposentadoria com salário atual de cargo eletivo. Pretende-se, ainda, conceder uma gratificação de fim de ano para aposentados e pensionistas do regime de previdência do Congresso. E há movimentação para rápida aprovação, usando o regime de urgência, sem passar pela pauta habitual. É a hipocrisia congressual. Juan Manuel Villarnobo Filho - Santos Incompetência Mais uma vez, o Governo Federal passa atestado de incompetência ao tributar setores produtivos e consumidores. A tributação de LCA e LCI, investimentos que financiam o agronegócio e o setor imobiliário, vai ajudar a pagar a conta da gastança desenfreada do governo Lula com seus 32 ministérios (metade deles inoperantes) e suas viagens faraônicas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que de economia nada entende, só conhece um caminho para sustentar os parasitas: aumentar a já insuportável carga tributária, que penaliza aqueles que trabalham e produzem. E ainda temos 18 meses para conviver com esse desgoverno... Alvaro dos Santos Silveira - Santos Desigualdades e IOF A resistência de parte da elite brasileira às propostas do Governo Federal, de estabilidade fiscal com ajustes de alíquotas do IOF e alterações na tributação da renda fixa e do crédito, reflete o apreço desses setores à perpetuação das desigualdades. Parabéns ao ministro Haddad, sua equipe e ao governo Lula por buscarem com transparência, rigor e determinação esse caminho de superar a ineficiência da desigualdade no Brasil. Marcos Pellegrini Bandini - Santos Ciclovias e políticos Sobre a discussão em relação à ciclovia da orla, deixo os seguintes argumentos: 1) O Código de Trânsito não prevê pessoas caminhando ou correndo em ciclovias. 2) Antes das ciclovias, onde corriam nossos cidadãos? Muitos ainda correm aos pares, lado a lado, conversando. 3) Qual o problema de correr na areia, beirando o mar? 4) A quem quer correr em um piso mais nivelado que o mosaico português do calçadão, sugiro a ciclovia da Av. Portuária, que possui um fluxo muito menor de ciclistas. 5) Se não posso transitar de bicicleta pela faixa de areia, espero que haja reciprocidade dos pedestres em relação à ciclovia. Rubem de Carvalho Pereira Silva - Santos