(Michel Mongaguá) Mudanças climáticas O nosso planeta, muito explorado e agredido pelo homem, está doente, com oceanos, lagos e rios poluídos e contaminados. Vejo florestas incendiadas e animais desesperados. Aquecimento global e calor insuportável. Tempestades arrastando tudo. Mas há notícias boas. Administradores de várias cidades entendem o recado da natureza e plantam milhares de árvores em parques, praças e calçadas, proporcionando bem-estar e saúde aos munícipes. Criando viveiro de mudas, envolvendo as crianças. Parabéns às cidades que receberam prêmios internacionais e a todas que estão se empenhando para melhorar o clima em benefício da sociedade. Elisete F. Ferreira – São Vicente Mau gosto Não se deve brincar com o estado de saúde de ninguém. Por isso, é importante que todos se lembrem: Bolsonaro não apenas brincou, como imitou e ridicularizou as pessoas morrendo asfixiadas pela covid-19. Agora, ele está se recuperando de uma cirurgia delicada, e talvez seja hora de refletir sobre o sofrimento que ele fez questão de desdenhar. Gilberto Pereira Tiriba – Santos Problema Em atenção à publicação da leitora Therezinha Stela Romualdo, cito um problema que está incomodando muitos moradores na região da Rua Nabuco de Araújo até o Canal 5. Há anos a Sabesp abre obras nessa região e não resolve o problema. Além do cheiro insuportável que invade casas e apartamentos, agora lacraias sobem o esgoto e entram nos imóveis, em especial nos banheiros. Quem resolve? Isabel Maria de Mattos Gonçalves Cunha – Santos Precatórios Há seis anos acompanho a publicação da listagem de precatórios pendentes de pagamentos pelo TJ-SP. A atual gestão estadual parou de pagar os precatórios, mesmo daqueles credores idosos que possuem direitos com a tramitação prioritária. Com pompas e holofotes, o Estado anuncia obras bilionárias, privatizações, concessões, e não vejo manifestações de outras autoridades e órgãos solicitando justificativas para o problema que relato. O Poder Público convoca via edital aqueles que queiram receber o dinheiro em um breve período, porém com deságio de 40%. Diz o excelente escritor moçambicano Mia Couto: "Há homens, não humanos". Manuel Martins Poitena – Itanhaém EMTU e Artesp É um retrocesso a extinção da EMTU. Transporte público não é um mero serviço a ser regulado por uma agência. É política pública, é direito social. Uma empresa como a EMTU tem a tarefa não só de regular, mas de planejar, projetar, prospectar inovações, investir em tecnologias. De liderar movimentos que o operador privado, que mira o lucro, dispensa, e que não cabem a uma agência reguladora fazer. Wagner de Alcântara Aragão – Santos Brasil de verdade No Brasil da impunidade, a flexibilidade com viés político das leis para favorecer os amigos e punir os adversários é um dos fatores desestimulantes aos investimentos internos e externos. É básica a “segurança jurídica” para que tudo funcione bem e que todo criminoso cumpra integralmente a pena. É preciso obediência às leis, que são iguais para todos e, “a polícia parar de enxugar gelo”, sem essa de “a polícia prende e a Justiça solta”. O Brasil tem jeito, basta querer. Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha (ES) Sagrada ironia Parafraseando um comentarista de relações internacionais: vivi para ver! A China, aquela mesma, dita “comunista de carteirinha”, está levantando a bandeira do livre mercado e se tornou a nova guardiã do capitalismo. E os Estados Unidos, os autointitulados paladinos da democracia, surtando com a concorrência e reagindo como? Com tarifas altíssimas, fechando o mercado igual a um clube exclusivo para sócios que eles mesmos expulsam. Marcus Aurelio de Carvalho – Santos