(Getty Images) INSS O escândalo da fraude do INSS está prejudicando milhões de aposentados. Isso vem de muito tempo. Pode ser a ponta do iceberg da roubalheira que acontece há décadas, pois este jornal já criticava na década de 1990, em charge do saudoso Dino, as possíveis falcatruas. Eu, particularmente, consultei meu INSS e a informação foi de que não houve descontos de associações nos últimos cinco anos. Vamos acreditar? Gilberto Ruas – Santos Problema Na Avenida Martins Fontes, em frente à Rua São Sebastião, o esgoto emerge do asfalto, se acumula em depressão junto ao meio-fio e vai para o sistema de drenagem. O fato ocorre há mais de 20 dias. Morador das imediações procurou a Sabesp, que informou que é problema da Prefeitura de Santos. Esta, por sua vez, disse que o problema é da Sabesp. Se o asfalto afundar e acidentes vierem a ocorrer, o problema será de quem? João Inocêncio Correia de Freitas – Santos Carros elétricos Acreditamos que falta no Brasil um pacote de incentivos fiscais aos carros elétricos, que são o caminho para que as cidades tenham menos poluição sonora e ambiental. Com a eliminação de impostos de importação e de fabricação no País, certamente a venda desse tipo de veículo aumentará. É preciso também haver incentivos para que os postos de combustíveis tenham à disposição carregadores elétricos, de modo a que mais famílias possam viajar com segurança. Grupo de Proteção da Família e da Cidadania Futebol (1) Domingo é dia de clássico paulista. No fundo, o torcedor santista sabe que vai passar nervoso, que a defesa vai falhar a qualquer momento, que a lentidão na saída de bola será a mesma de sempre e que o ataque dependerá de cruzamentos aleatórios para marcar gols. Mas ligará a TV mesmo assim. Ao Peixe, falta jogadores com capacidade de finalização, com espírito vencedor. A equipe já entra em campo mentalmente derrotada. Os problemas do Santos vão muito além das quatro linhas, mas em campo ainda é possível reagir e escapar de um novo vexame. Por enquanto, o melhor é cultivar o otimismo e alimentar a fé. Porque torcer para um time em péssima fase, no fim das contas, é como meditar no meio de uma tempestade. Guilherme Rodrigues Simões – Santos Futebol (2) Carlo Ancelotti é um excelente técnico que a CBF, após inúmeras tentativas, conseguiu a peso de ouro contratar para tentar o hexa na Copa de 2026. Vejo como maior dificuldade para o italiano, diante do calendário esportivo cada vez mais estreito, conseguir treinos suficientes para ajustar os atletas com entrosamento, ao seu estilo. Atualmente, nossos times têm jogado de três em três dias. Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha (ES) Célio Nori Quatro anos se passaram da sua partida e fazemos esta homenagem para ressaltar que continuamos firmes na luta por uma sociedade igualitária, justa e participativa. É inquestionável o legado da cidadania ativa e participativa que você deixou para Santos e região. Um coletivo incansável e ativo mantém a chama acesa, instigado pelas ações protagonizadas pelo grande sociólogo proativo, articulador e generoso. O Fórum da Cidadania de Santos continua o seu propósito de sensibilizar e motivar entidades e cidadãos conscientes de sua responsabilidade, promovendo uma ativa participação social conjunta na defesa dos direitos fundamentais da cidadania. Para isso, a OSC Consciência pela Cidadania (Concidadania) oferece suporte técnico e administrativo aos encaminhamentos do Fórum, além de desenvolver ações socioeducativas em direitos humanos, cultura e meio ambiente. Destaca-se, ainda, a continuidade na coorganização do Fórum Social da Baixada Santista. Neste dia, só podemos agradecer o seu legado. Célio Nori, presente. Marly Carvalho de Soares Santos e Marise Teixeira Cabral – Concidadania