<p class="p-smartimagebox"><img attr-cid="policy:1.412901" attr-version="policy:1.412901:1717813440" class="p-smartimage" src="/image/policy:1.412901/legacy_image_350198.jpg?f=3x2&w=400&q=0.3" /><br /> <span class="p-smartcaption">(José Cruz/Agência Brasil)</span></p> <p data-end="120" data-start="107"><strong data-end="120" data-start="107">Segurança</strong><br /> Gostei do escopo de atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, exposto pelo recém-nomeado secretário de Segurança de Santos. Ele parece não estar em busca de holofotes nem querer competir com as polícias estaduais, e sim tornar a atuação dos guardas efetiva e com custo controlado. Hoje, o que muito aflige a população são os roubos cometidos por marginais em bikes, e ele demonstra ter ciência disso quando busca intensificar a vigilância. Lembremo-nos, guardadas as devidas proporções, do sucesso que fez a Guarda Municipal na época do prefeito Justo, quando havia patrulhas a pé, sempre em duplas. Boa sorte ao novo secretário.</p> <p data-end="790" data-start="762"><em data-end="790" data-start="762">Luiz Alberto Reis – Santos</em></p> <p data-end="803" data-start="792"><strong data-end="803" data-start="792">Pedágio</strong></p> <p data-end="1087" data-start="805">A possibilidade de um novo pedágio na Rodovia Rio-Santos, na altura do Bairro Iriri, é um risco à comunidade do Caruara, podendo encarecer a vida de quem trabalha na área insular de Santos, em Guarujá e em Cubatão. Fala-se em uma tarifa de até R\$ 10,50 nesse pedágio. Como resolver?</p> <p data-end="1161" data-start="1089"><em data-end="1161" data-start="1089">Wagner Mem de Sá – Presidente da Sociedade de Melhoramentos do Caruara</em></p> <p data-end="1175" data-start="1163"><strong data-end="1175" data-start="1163">Tréplica</strong></p> <p data-end="1791" data-start="1177">Ainda que respeite o direito da opinião alheia, felizmente tenho a minha bem consolidada e por isso entendo que apresentar os Bolsonaros como a melhor opção política ao Brasil carece de argumentos sérios. Nosso país é refém de um Congresso elitista, machista, lobista e voltado aos próprios interesses. Nada benéfico ao povo foi aprovado em Brasília e sucursais. Recordes seguidos em safras agrícolas não barateiam a comida por aqui, ainda que sejam financiadas por dinheiro público. Sobre a insegurança jurídica, quem faz e vota as leis? Quem fez a reforma da Previdência? Quem aumentou o número de parlamentares?</p> <p data-end="1835" data-start="1793"><em data-end="1835" data-start="1793">Rubem de Carvalho Pereira Silva – Santos</em></p> <p data-end="1854" data-start="1837"><strong data-end="1854" data-start="1837">Nunca é tarde</strong></p> <p data-end="2328" data-start="1856">Desesperado para cobrir o rombo, o governo quer empurrar goela abaixo o aumento no IOF. Foi impedido pelo Congresso, pois a elevada carga tributária brasileira já corresponde a 33% do PIB. Em Buenos Aires para a reunião do Mercosul, Lula deveria, em vez de visitar a prisioneira Cristina Kirchner, se reunir com Javier Milei para aprender a governar. Talvez, assim, assimile o que ele fez para recuperar a Argentina em um ano e meio e consiga colocar o Brasil nos trilhos.</p> <p data-end="2375" data-start="2330"><em data-end="2375" data-start="2330">Humberto Schuwartz Soares – Vila Velha (ES)</em></p> <p data-end="2398" data-start="2377"><strong data-end="2398" data-start="2377">A Região em Pauta</strong></p> <p data-end="3091" data-start="2400">A Região em Pauta, com o tema “População em situação de rua”, contribuiu para melhor entendimento do assunto. A abertura coube ao vice-governador Felicio Ramuth (PSD), que discorreu sobre o trabalho intenso sobre o tema na Capital, principalmente na área da Cracolândia, cuja ação integrada vem obtendo sucesso. Em Santos, a Prefeitura conta com uma rede de proteção, conforme explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Elias Júnior, reunindo outras pastas e em parceria com a Unifesp da Baixada Santista, que participou com a professora Sonia Nozabielli. Foi uma tarde para esclarecer e diminuir preconceitos em relação a uma população vulnerável, resultado das desigualdades sociais.</p> <p data-end="3128" data-start="3093"><em data-end="3128" data-start="3093">Obed Zelinschi de Arruda – Santos</em></p> <p data-end="3142" data-start="3130"><strong data-end="3142" data-start="3130">Resposta</strong></p> <p data-end="3932" data-start="3144">Em resposta ao leitor Luiz Guilherme Fierro, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos informa que tem intensificado suas ações de patrulhamento na orla da praia, aumentando a presença ostensiva para prevenir e reprimir crimes, garantindo maior segurança para moradores e turistas. As ações vão desde a fiscalização para coibir o mau uso dos espaços e equipamentos públicos a abordagens de indivíduos em atitude suspeita. Em diversas ocasiões, essas abordagens resultam na apreensão de materiais ilícitos e na detenção de suspeitos, incluindo foragidos da Justiça. A GCM atua de forma integrada com as polícias Civil e Militar e utiliza o suporte de quase 3 mil câmeras do Centro de Controle Operacional da Prefeitura para monitoramento em tempo real, agilizando a resposta às ocorrências.</p> <p data-end="3956" data-start="3934"><em data-end="3956" data-start="3934">Prefeitura de Santos</em></p>