
(Divulgação)
Medida protetiva
Ao ler uma reportagem sobre o crime ocorrido em Mongaguá na segunda-feira, com uma pessoa matando a ex-cunhada e duas crianças, questiono mais uma vez a falácia conhecida como medida protetiva. A ex do homem que assassinou as três pessoas tinha uma medida protetiva contra o assassino. Viu a irmã ser morta. O que mais tem de acontecer para que os responsáveis pela criação dessa lei acordem e possam revê-la?
Pedro dos Santos Neto - Santos
Cidade impermeável
A respeito de recente carta publicada nesta página, existem reservatórios que podem acumular a água das chuvas e ocupam pouco espaço. Eles são feitos com um plástico específico e permitem o reúso da água para limpeza doméstica. Com vários tamanhos, de 500 litros a até mais de 3 mil litros, poderiam receber incentivos fiscais para compra e instalação, formando uma rede de coleta e armazenamento da água das chuvas, diminuindo o volume que chegaria às ruas e canais. Infelizmente, assim como ocorre com a energia solar, não há interesse das concessionárias, pois haveria grande redução no consumo de seu produto.
Rubem de Carvalho Pereira Silva - Santos
Felicidade
Há muita gente que vive à espera da felicidade, mas ela não é um presente que se compra com dinheiro, por exemplo. A felicidade é construída pela própria pessoa, agindo com moderação e comedimento. Há quem queira tudo, mas não há como ser feliz assim. Aquele que só deseja o razoável é que sabe viver e é feliz. Há muita infelicidade proveniente da vaidade descomedida, do luxo demasiado, dos prazeres sem conta. Essas infelicidades nunca deixarão de existir enquanto as pessoas não forem esclarecidas.
Grupo de Proteção da Família e da Cidadania
Fato
Enquanto alguns (maioria) dos juízes, desembargadores e ministros dos Tribunais de Justiça do Brasil não entenderem que o ódio e a soberba não são bons conselheiros, a aplicação da lei no Brasil sempre será capenga.
Hercules José Duppre - Santos
Inaceitável
Agressões verbais, desrespeito e ataques à democracia estão se tornando frequentes no Congresso. O episódio com a ministra Marina Silva no Senado é especialmente grave: foi humilhada de forma covarde, num ato de incivilidade e retrocesso institucional. Marina, mulher negra, ex-senadora, vinda do Acre, é referência nacional e internacional na luta por justiça social, ambiental e democrática. Desrespeitá-la dentro do Parlamento é desonrar a própria casa legislativa e envergonhar o país. O debate de ideias é essencial, mas não pode dar lugar à grosseria e à intimidação. É urgente resgatar a civilidade, o respeito e o compromisso com a democracia. O Congresso deve ser espaço de pluralidade, não de autoritarismo disfarçado.
Gilberto Pereira Tiriba - Santos
Pensionista
O Dia da Pensionista é comemorado todos os anos pela Associação dos Trabalhadores Aposentados da Ultrafertil (Astaul). Desconheço outra entidade que demonstre um carinho tão grande às mulheres dos antigos funcionários. Na celebração pela data, somos recebidas com música ao vivo, rosas vermelhas nas mesas e salão enfeitado. Mais que isso, a Astaul permite a troca de vivências, com muita alegria e abraços. Que outras associações valorizem a mulher. Com certeza, nossos maridos lá em cima aplaudem por saberem que suas esposas não foram esquecidas.
Raquel Nunes de Souza Dias - Santos
Argentina
A cultura da informalidade patrimonial está impregnada entre os argentinos há anos. O ultradireitista Javier Milei, inconformado com as facilidades, prometeu caçar impiedosamente os sonegadores. Mas, agora, sem rubor, anunciou um generoso plano de legalização de divisas em troca de uma simbólica taxa. Uma gigantesca anistia estimada em US$ 200 bilhões, fazendo a festa dos sonegadores.
Juan Manuel Villarnobo Filho - Santos