Foto ilustrativa (Alexsander Ferraz/AT) Ciclovias (1) Aproveito este espaço para solicitar, em nome da Associação Brasileira dos Ciclistas, a manutenção, demarcação, iluminação e pintura das principais ciclovias de Santos para evitar problemas aos ciclistas. Entre elas, as das avenidas Ana Costa, Visconde de São Leopoldo, Siqueira Campos e Nossa Senhora de Fátima, além do Túnel Rubens Ferreira Martins. Jessé Teixeira Felix - Santos Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! Ciclovias (2) Discordo do leitor Ricardo Gakiya Kanashiro, que opinou sobre as ciclovias de Santos no dia 18. Já não é fácil o convívio entre os próprios ciclistas, pois alguns insistem em transitar lado a lado e conversando, enquanto outros fazem ultrapassagens irresponsáveis e em alta velocidade. Isso sem falar em patinadores e skatistas. Diante disso, deve-se ampliar a largura da ciclovia? Sobre o calçadão ou jardins? Talvez seja melhor fazer uma pista de pedestrianismo estendendo a calçada que beira a areia, onde hoje transitam os veículos de serviços públicos. Com 1,5 metro de largura, ela acomodaria bem nossos corredores, não atrapalharia a atual ciclovia e teria uma construção bem mais rápida. Tudo junto e misturado não funciona por aqui. Rubem de Carvalho Pereira Silva - Santos Política Muitos leitores expressam aqui suas opiniões políticas, mas há quem faça parte de fã clube. Se Bolsonaro não prestava como presidente, em minha opinião Lula nunca prestou — e mesmo assim foi eleito três vezes pelo sistema eleitoral. Nunca houve nesse país uma perseguição política tão implacável contra um homem que ficou apenas quatro anos no Governo Federal. Inelegível na política? Pode ser. Culpado pelas mortes na pandemia? Não foi o único. Cadê a CPI do INSS e o Frei Chico? Luiz Guillermo R.B. Fierro - Santos Brasil A cúpula brasileira vive em outro mundo. O país está de pires na mão, mas não se fala em cortar penduricalhos. O mau exemplo vem de cima. O Senado, ao invés de reduzir o número de deputados, vai aumentar para 531. Em sete dias, Lula torra R\$ 2,3 milhões em aluguel de limusines. Já o STF torna vitalícia a segurança pessoal dos ministros, que era de seis anos. Além disso, a insegurança jurídica afugenta investimentos, os fraudadores do INSS continuam impunes e a criação de novos impostos é insuficiente para cobrir o rombo. Na Argentina, Milei, em um ano e meio, recuperou a economia ao reduzir em 15% o custo da máquina pública e solicitou aos seus ministros corte de gastos. Humberto Schuwartz Soares - Vila Velha (ES) Marcha É estranha a “explicação” do motivo para Lula não ir à Marcha para Jesus. O presidente não usa religião como palanque e respeita a liberdade religiosa. Nos anos mais recentes, tenho visto o desfile de políticos de extrema direita usando o evento em proveito próprio. Estranho ainda mais que o convidado principal não apareça. Jesus amava a todos, porém não suportava os hipócritas. Renato Caetano de Jesus - Santos Celular Sobre o editorial “Seu celular na mira dos bandidos”, faço uma ponderação: diversas instituições de segurança foram citadas, mas nada foi dito sobre cobrar dos congressistas leis mais duras contra criminosos de toda sorte. Pedro dos Santos Neto - Santos Acesso Por algum motivo, minha senha não foi mais aceita no tal do gov.br. Logo pensei ser golpe. Decidi, meio receoso, atualizar a senha e fiquei estarrecido com as exigências para me deixarem entrar no sistema. Mesmo assim, continuei o exigente processo e pensei o seguinte: como eu, um cidadão que mantém esta máquina governamental, não consegue finalizar uma troca de senha e sindicatos e associações, de mãos dadas com o nosso INSS, fraudaram contribuições? Com a palavra, algum político dedicado a esta causa e funcionários do INSS. Cesar Tavares da Cunha - Santos