<p class="p-smartimagebox"><img attr-cid="policy:1.477997" attr-version="policy:1.477997:1757002480" class="p-smartimage" src="/image/policy:1.477997/Design sem nome - 2025-09-04T131434.884.jpg?f=3x2&w=400&q=0.3" /><br /> <span class="p-smartcaption">(Silvio Luiz / AT)</span></p> <p data-end="915" data-start="175"><strong data-end="200" data-start="175">Consciência ambiental</strong><br data-end="203" data-start="200" /> Tentativas de acordos ambientais globais, sem dúvida, são importantes e urgentes, mas cabe a cada um fazer, também, o que estiver ao seu alcance e tomar iniciativas sem esperar o difícil e utópico consenso num ambiente de interesses mesquinhos de cada país. Por exemplo, a FIA deveria, apenas para começar, elaborar calendários de corridas sequenciando-o por cidades próximas entre si, evitando um vai-e-vem de quase meia volta ao mundo queimando toneladas de combustível a cada corrida. Questionar também se a emissão de Carbono evitada pela Fórmula-E não é mais do que perdida na logística similar à F1, um engodo com consequências! Onde posso fazer algo para contribuir e cobrar?<br data-end="888" data-start="885" /> <em data-end="915" data-start="888">Edgard Vilarinho - SANTOS</em></p> <p data-end="1656" data-start="917"><strong data-end="944" data-start="917">Nossos jardins da praia</strong><br data-end="947" data-start="944" /> Que vergonha, senhor prefeito, de mostrar nossas calçadas à beira da praia invadidas por areia. Quanto desleixo por parte das autoridades. As areias invadem não apenas as calçadas, mas também nossa avenida da orla em muitos pontos. Que vergonha, senhor prefeito, ver os bancos sendo utilizados por moradores de rua, que se apropriaram de praticamente todos. Que vergonha, senhor prefeito, de não ver a Guarda Municipal coibindo os abusos nos jardins, ocupados por jogadores de futebol ou até servindo para os moradores de rua dormirem. Que vergonha, senhor prefeito, de ver minha querida cidade tão abandonada, tão suja com lixeiras transbordando. Um munícipe inconformado.<br data-end="1623" data-start="1620" /> <em data-end="1656" data-start="1623">Marcos Fernando Prandi - SANTOS</em></p> <p data-end="2160" data-start="1658"><strong data-end="1680" data-start="1658">Arbitragem parcial</strong><br data-end="1683" data-start="1680" /> O árbitro, Ramon Abatti Abel foi suspenso por 40 dias pelo STJD. O juiz foi o responsável por não dar um pênalti na vitória de 3 x 2 do Palmeiras sobre o São Paulo, no dia 5 de outubro, no Morumbis. Porém, por equidade, estamos aguardando a punição exemplar de Wilton Pereira Sampaio, que cometeu, pelo menos, dois erros fundamentais para favorecer o Flamengo em sua vitória por 3 x 2 sobre o Palmeiras. Aguardamos a restauração da justiça.<br data-end="2126" data-start="2123" /> <em data-end="2160" data-start="2126">Wilson de Almeida Filho - SANTOS</em></p> <p data-end="3077" data-start="2162"><strong data-end="2181" data-start="2162">Ignorou alertas</strong><br data-end="2184" data-start="2181" /> O tão cioso governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ) nao teve a mesma preocupação com o patrimônio dos funcionários do seu Estado, como a demonstrada contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e Penha. Parece que esta amplificaria mais o seu discurso eleitoral para conquistar sua candidatura ao Senado. As dificuldades do Banco Master ja eram conhecidas, além do Tribunal de Contas do RJ ter apontado irregularidades e solicitado, a tempo, que a Rioprevidência suspendesse as aplicações. Claudio Castro ignorou alertas, nada falou, sequer gaguejou palavras para adotar práticas de transparência. Aposentadorias e pensões de 235 mil servidores inativos, no valor de R\$ 2.6 bilhões foram “para o ralo”. Mas não se preocupem: o rombo será coberto pelos impostos da populacão, apesar da negligência e inação ser do Estado. Como sempre!<br data-end="3038" data-start="3035" /> <em data-end="3077" data-start="3038">Juan Manuel Villarnobo Filho - SANTOS</em></p> <p data-end="3929" data-start="3079"><strong data-end="3092" data-start="3079">Bolsonaro</strong><br data-end="3095" data-start="3092" /> O dia 22 deste mês de novembro amanheceu com a notícia da prisão preventiva do condenado Jair Messias Bolsonaro. Motivo? Seus filhos Carlos e Flávio, após o pai romper a tornozeleira meia noite, planejavam uma vigília na porta da mansão alugada com recursos do fundo eleitoral para poder dar fuga para o exterior ao condenado. Acontece que o plano deu errado, a PF foi informada, o ministro Alexandre de Moraes mandou encarcerar o vigarista. Agora, aquela conversa mole de que ele precisava de prisão domiciliar ficará muito difícil diante da tentativa de fuga do mandrião covarde. Não surpreende ninguém, sempre foi covarde, desde os tempos em que foi expulso do Exército. Agora quem sabe a direita caia na real e se afaste desta familícia e enfim, indique alguém decente para as próximas eleições.<br data-end="3897" data-start="3894" /> <em data-end="3929" data-start="3897">Rafael Moia Filho - BAURU (SP)</em></p>