Imagem ilustrativa (Freepik) Voto impresso Conforme teste realizado na eleição de 2002 e artigo do TSE, se o eleitor não concordar com o voto impresso mostrado no visor da urna, basta digitar “Cancela”, no voto será impressa a palavra “Cancelado” e a pessoa poderá votar novamente. Se for digitado “Confirma”, no voto será impressa a assinatura digital da própria máquina para impedir falsificação de voto e a votação se encerra. Além disso, sobre o custo da cadeia da custódia das cédulas em papel, certamente é muitíssimo inferior ao custo da custódia das próprias máquinas de votar, algo necessário para que estas não sejam burladas depois da eleição. Por fim, um ponto sobre transparência eleitoral: contagem pública dos votos, conferidos pelo eleitor, não é apenas mais “um elemento” da democracia, é uma condição essencial explícita na Constituição. Sergio Fang - Santos Clique aqui para seguir o canal de A Tribuna no WhatsApp! Celulares O Governo do Estado abriu parceria com a Google na tentativa de reduzir roubo de celulares usando de tecnologia. Não será mais fácil e menos trabalhoso impor uma condenação de 30 anos de detenção em regime fechado, sem benefícios e manutenção em isolamento para o criminoso? Enquanto a pena for leve, nada mudará, pois a consequência do ato criminoso continua sendo leve. Ou estou errado? Pedro dos Santos Neto - Santos Placa Há mais de um ano registrei uma reclamação nesta coluna, mas até agora tudo continua na mesma. Trata-se de uma placa de Proibido Estacionar em frente uma escola fechada e à venda na Rua Luiz Suplicy, em frente ao número 49, no Gonzaga, em Santos. A CET pode tomar alguma providência? A placa confunde os motoristas que buscam vaga de estacionamento perto daquele local. Patrícia Ruas Gomes - Santos Paciência É necessário que as pessoas exercitem a qualidade da paciência para entenderem as diferenças de opinião e de comportamento existentes. Ouvir com paciência o que alguém tem para dizer, mesmo que não haja concordância com o que é dito, é sadio entre pessoas com opiniões divergentes, seja no seio familiar, no ambiente de trabalho ou no meio social. Quantas brigas seriam evitadas... Cada indivíduo tem sua forma de entender a vida e ela está intimamente ligada ao seu grau de moralidade. Então, por que discutir, para quê brigar? Ouçam mais e falem menos, sejam pacientes ao dialogarem e por certo terão uma vida mais feliz em sua família, em seu ambiente de trabalho e no convívio social. Grupo de Proteção da Família e da Cidadania Pão de cará Lendo a coluna Dia a Dia de A Tribuna, soube que a deputada estadual Solange Freitas (União) propôs a criação do Dia do Pão de Cará, que já é reconhecido como patrimônio cultural imaterial em Santos. Muitas vezes levei esse pãozinho para uma amiga em São Paulo porque não ele não é vendido nas padarias do bairro dela, e sim só o pão doce, que não tem o mesmo sabor do nosso pãozinho de cará, incomparável. Marina Regina Freire Martins - Santos Ódio constante É impressionante como esse espaço tem sido tomado por um ódio constante e desmedido contra o presidente Lula. Concordar ou não com suas políticas é legítimo, mas o que vemos ultrapassa a crítica: trata-se de uma rejeição pessoal, muitas vezes cega. Essa hostilidade extrema reflete a polarização dos últimos anos.Divergir faz parte. Demonizar, não. Gilberto Pereira Tiriba - Santos