
(Alexsander Ferraz/AT)
Ciclovias
Fiquei sem frequentar a orla de Santos por um tempo. Nesta terça-feira, porém, resolvi andar entre os lindos jardins, mas me deparei com um problema sério quando precisei atravessar a ciclovia: a quantidade absurda de motos elétricas, de vários tamanhos, em velocidade fora do normal e disputando lugar com ciclistas. Algo tem que ser feito pelos senhores e senhoras da Câmara de Santos. Temo que haja uma alta no número de acidentes neste espaço, principalmente porque ninguém respeita o pedestre.
– Cesar Tavares da Cunha – Santos
Sugestão
A Rua Luiz de Camões, em Santos, foi totalmente reformada para o VLT, com asfalto novo acompanhando os trilhos no trecho da Rua Carvalho de Mendonça até a Avenida Conselheiro Nébias. Contudo, dois semáforos em frente à Praça Padre Champagnat, que deveriam disciplinar o trânsito na região, não raramente são ignorados pelos veículos que ali adentram, principalmente motos. Além disso, as faixas de pedestres são meros enfeites desenhados nas esquinas com as ruas João Guerra, Borges, Guedes Coelho e Cunha Moreira. E os ciclistas, em especial nos horários de pico, fogem das ruas para as calçadas, aumentando o risco de acidentes com pedestres. Por isso, sugiro a implantação de radares nos semáforos e outros pontos da via, além das chamadas tartarugas paralelamente aos trilhos e em frente às faixas de pedestres. Certamente, essas medidas ajudariam a diminuir a velocidade.
– Maria Rita Alves de Lemos – Santos
SUS
Recentemente, a cantora Jojo Todynho fez críticas ao SUS – algo que não entendi, sinceramente, pois uma pessoa com posses como ela nem deve utilizá-lo. Dias depois, outra cantora, a Cariúcha, criticou fortemente a Jojo por isso. Claro que o PT e o Ministério da Saúde, sempre atentos, compraram a briga apoiando a segunda cantora. Só que, agora, aparece um vídeo antigo da Cariúcha criticando, pasmem, o SUS. Na boa, esses tais influenciadores de hoje em dia só pensam neles e nos seus bolsos. Autoridades entrarem nisso é, no mínimo, uma prova de incompetência.
– Marieta Barugo – São Paulo
Portus
Frustração e injustiça para os beneficiários do Portus. O descumprimento de um acordo, especialmente quando ele envolve direitos financeiros tão importantes, como o 13º salário, causa um grande impacto na vida dos aposentados e pensionistas, que dependem desses recursos para garantir sua subsistência e qualidade de vida. Quando as patrocinadoras não demonstram a urgência necessária e tratam as promessas feitas com desdém, cria-se uma sensação de desamparo e desrespeito, o que só agrava o sentimento de injustiça. As expectativas criadas durante as assembleias, quando um acordo foi aprovado de forma unânime, são claramente frustradas pela falta de cumprimento da cláusula acordada. A discrepância de atitudes entre as partes – as patrocinadoras em uma posição de aparente tranquilidade e os beneficiários enfrentando dificuldades – evidencia um grande desequilíbrio de poder e responsabilidade. É fundamental que os beneficiários e suas representações se mobilizem para garantir que os compromissos assumidos sejam cumpridos.
– Gilberto Pereira Tiriba – Santos
Nostalgia
A nostalgia tem uma índole suave e úmida. Ela sacia como um molho aromático, que dá mais sabor à comida e pode transformar simples batatas em um prato requintado. Bom apetite!
– João Horácio Caramez – Santos
Liderança
As guerras só terão fim quando tiver uma lei mundial obrigando os líderes das nações em conflito a estarem na linha de frente, junto com aqueles que eventualmente morrerão. Caso contrário, os donos das indústrias bélicas continuarão rindo à toa.
– Pedro dos Santos Neto – Santos