O leitor Gilberto Pereira Tiriba, de Santos, escreveu sobre as grandes disparidades de renda existentes em Santos (Alexsander Ferraz/AT) Era das curtidas As novas redes sociais não são só uma brincadeira de adolescentes entediados. Não basta mais ser um influenciador. No lugar das velhas celebridades, agora temos um novo panteão, composto por especialistas e, é claro, nossos familiares – seres divinos que sabem tudo, até qual vacina você deve ou não tomar. E a maioria dos brasileiros só quer saber de uma coisa: vídeos curtos. A solução para todos os nossos problemas está em clipes de 30 segundos onde alguém ensina a fazer um bolo de caneca enquanto critica a reforma tributária. O que seria da vida sem essas fugazes atualizações que nos dão a impressão de estar a par de tudo, enquanto, na verdade, estamos todos perdidos no labirinto digital? Talvez um dia, daqui a alguns anos, olhemos para trás e lembremos com carinho daquele tempo em que podíamos mudar o mundo em 140 caracteres. Até lá, seguimos procurando nossa influência perdida, nas redes sociais, na política, e quem sabe, um dia, na vida real. Gregório José - Uberlândia (MG) Educação A educação para o trabalho é necessidade fundamental. É preciso que as pessoas se convençam de que o trabalho faz bem à saúde física, dignifica e engrandece as pessoas, tornando-as admiradas por todos, fazendo-as sentir-se orgulhosas em bastar-se a si mesmas. Vivem de forma errada aquelas que se lastimam, choram suas misérias, revoltam-se com tudo, porque isso é prejudicial à luta pela sobrevivência. Há muita gente que permanece na penúria e se queixa dela sem razão, por não ter vontade de trabalhar, de vencer as dificuldades surgidas na sua vida. A essas pessoas cumpre-nos incentivar para o trabalho e lhes fazer sentir a necessidade de também cooperarem na diminuição da miséria no mundo, porque, para se vencer na vida, é preciso ter ânimo forte, vontade dirigida para o bem, perseverança nos empreendimentos e, sobretudo, disposição para trabalhar. Grupo de Proteção da Família e da Cidadania Disparidade de renda Santos, apesar de ser uma cidade portuária e turística com uma economia relativamente desenvolvida, enfrenta grandes disparidades de renda. A desigualdade econômica pode resultar em uma divisão acentuada entre áreas ricas e pobres, com alguns residentes enfrentando pobreza extrema. O aumento no custo de vida e a escassez de moradias acessíveis podem forçar pessoas de baixa renda a sair de suas casas ou evitar a aquisição de imóveis. O desemprego e o subemprego podem resultar em dificuldades financeiras, impossibilitando muitos de manter uma habitação estável. Muitas pessoas em situação de rua enfrentam problemas de saúde mental que podem dificultar sua capacidade de encontrar e manter um emprego ou uma residência. A questão em Santos reflete um problema mais amplo de desigualdade social e econômica. Enfrentar essa situação requer uma abordagem integrada que aborde as causas subjacentes e ofereça soluções sustentáveis. Gilberto Pereira Tiriba - Santos Venda de sentenças Em representação ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Polícia Federal diz ter encontrado áudios estarrecedores que mostram a insatisfação de magistrados suspeitos de integrar esquema de vendas de sentenças no Tribunal de Justiça de Tocantins, com o pagamento da propina parcelada e a demora na quitação. Foi preso Thales André Pereira Maia, filho do desembargador investigado no inquérito, solto dias depois pelo STJ. O desembargador Maia Neto foi afastado de suas funções e, como sempre acontece, com salários pagos em dia. Afinal, ninguém é de ferro. Mais duas desembargadoras e o presidente da Corte também são alvos das investigações. Segundo a Polícia Federal, as gravações demonstram claramente que a organização criminosa atua de forma orquestrada para garantir seus interesses espúrios. Em nota, os suspeitos repudiam as ilações e narrativas fantasiosas envolvendo seus nomes. Como sempre. Juan Manuel Villarnobo Filho - Santos Eleições Quando ouço de candidatos à Prefeitura de Santos promessas não exequíveis, como aumentar o efetivo de guardas municipais, desconfio. Quantidade nunca foi sinônimo de qualidade, muito pelo contrário. A qualidade está mais associada à profundidade, ao cuidado e à atenção aos detalhes, enquanto a quantidade pode se focar apenas no volume ou números, sem garantir o mesmo nível de excelência. Marcus Aurelio de Carvalho - Santos