No dia 15, escolha quem entende a importância da Escola Cívico Militar

Não adianta não fazer sua parte, não pesquisar as propostas dos candidatos, e querer cobrar depois que ele faça coisas que não estão no seu plano de governo e mandato

Por: Tenente Coimbra  -  10/11/20  -  10:12
Atualizado em 19/04/21 - 19:22
 No dia 15, escolha quem entende a importância da Escola Cívico Militar
No dia 15, escolha quem entende a importância da Escola Cívico Militar   Foto: Agência Brasil

Acabar com a violência escolar, fazer os alunos voltarem a respeitar os professores e melhorar os índices que medem a qualidade da educação pública é um desafio e tanto para os governos em todos os níveis, municipal, estadual ou federal. Um ambiente em que docentes e funcionários sejam tratados com respeito, e onde a violência não tenha vez, estimula o aprendizado, além de valorizar os profissionais que cuidam do futuro do nosso país.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Com o passar das gerações, assistimos a uma decadência de valores como o respeito e a disciplina. As relações entre os jovens e seus professores foi duramente afetada por essa falência moral da nossa sociedade. E resolver isso é tarefa para agora!


Um dos projetos que pode reduzir a violência escolar, melhorar a qualidade do ensino público e valorizar os docentes é a Escola Cívico-Militar. Com esse modelo, militares da reserva atuam para administrar unidades e cuidar da parte disciplinar. Mostram aos estudantes valores como patriotismo, respeito, disciplina.


Professores e as secretarias de Educação continuam sendo responsáveis pelo conteúdo em sala de aula. Experiências bem-sucedidas Brasil afora apontam que o modelo permite a redução da violência escolar e aumento das notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica): enquanto nas escolas tradicionais a média é de 4,94, nas escolas militares, salta para 6,99.


Se você defende que seu município abrigue escola cívico-militar por meio do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), em parceria com o governo federal, escolha prefeitos e vereadores que apoiem esse projeto. Isso porque, para que um município seja contemplado, precisa haver uma solicitação oficial do prefeito ao Ministério da Educação (MEC).


Este projeto depende que o Executivo manifeste interesse e inscreva a cidade, mas o apoio de vereadores também é fundamental para o seu sucesso. Se você quer a melhoria na qualidade do ensino das escolas públicas, tem a chance de, no dia 15 de novembro, escolher representantes comprometidos com os seus ideais.


Não adianta não fazer sua parte, não pesquisar as propostas dos candidatos, e querer cobrar depois que ele faça coisas que não estão no seu plano de governo e mandato. Por isso, é fundamental escolher quem está comprometido com a melhoria da educação e da nossa sociedade. Vote consciente!


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter