Braço forte, mão amiga. Dia 19 de abril, Dia do Exército

Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em abril de 1648

Por: Tenente Coimbra  -  16/04/19  -  11:26
  Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, em Pernambuco. Nesse episódio, um grupo de brasileiros de diferentes etnias se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa. Para alguns estudiosos, as batalhas ocorridas nos Montes Guararapes constituíram o início do fim das invasões holandesas no Brasil. A história do Exército Brasileiro começa, oficialmente, com a Independência do Brasil, em 1822.


O Exército Brasileiro possui forte tradição em ações cívico-sociais, especialmente nas missões de paz. A primeira ocorreu em 1947, quando observadores militares foram enviados para os Bálcãs. A mais longa foi no Oriente Médio e durou de 1957 a 1967, com a participação de 600 homens. Em 1994, foram enviadas tropas para Moçambique. Em 1995, foi a vez de Angola, sendo enviado um contingente de mais de mil homens.


Uma das principais missões foi a do Haiti, que começou em 2014, com 1.200 soldados. O país sofreu um terremoto em 2010, ocasionando a morte de 220 mil pessoas, levando a região a um verdadeiro colapso. Com a atuação do Exército, a criminalidade diminuiu, garantindo estabilidade. Além disso, o Exército promoveu atividades como distribuição de água e alimentos, atendimento de saúde e cursos de socorrista comunitário. O Brasil enviou auxílio para diversos outros países, como Colômbia, Libéria, Costa do Marfim, Chipre, Líbano, Sudão e República Democrática do Congo.


Aqui, os principais programas sociais desenvolvidos são o Projeto Soldado Cidadão, o Programa Calha Norte (PCN), o Projeto Rondon e o Programa Forças no Esporte (PROFESP). O PCN, por exemplo, abrange 379 municípios, distribuídos em oito estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima. A vertente civil do programa atua na promoção do desenvolvimento regional, com a construção de estradas, escolas, hospitais, portos, a implantação de rede elétrica urbana e rural, entre outros.


A vertente militar desempenha ações em prol do desenvolvimento sustentável regional, com a adequação de embarcações e o ajustamento das unidades militares e da infraestrutura dos pelotões especiais de fronteira. São quase nove milhões de brasileiros beneficiados, incluindo 46% da população indígena - em uma área que corresponde a 44% do território nacional.


Ainda dentro do nosso país, é corriqueiro que o Exército auxilie em algumas obras de infraestrutura, com o objetivo de dar celeridade à entrega. São alguns exemplos a pavimentação da rodovia BR-163, no Pará; obras de engenharia na rodovia BR-432, no interior do Estado de Roraima; e obras relacionadas à transposição do Rio São Francisco, como a revitalização de suas margens, que, nesse caso, nos trechos executados pelo Exército, andou de 3 a 5 vezes mais rápido quando comparado com empreiteiras.


Alguns eventos acontecerão em comemoração à data. Em Guarujá, no dia 17 de abril, quarta-feira, haverá uma solenidade na 1ª Brigada Antiaérea, no Forte dos Andradas. Já em São Paulo, a solenidade acontecerá dia 18, quinta-feira, no QG do Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera.


Com muita honra e orgulho, pertenço a essa instituição que me muniu de valores e preceitos que levo para minha vida. Honestidade, disciplina, perseverança, civismo e patriotismo são somente alguns deles. Serei eternamente grato ao Exército de Caxias. Parabéns e muito obrigado, Exército Brasileiro! BRASIL ACIMA DE TUDO!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter