Quando é rápido demais

Hoje vamos falar de uma disfunção sexual muito comum nos tempos atuais: aquilo que chamamos de ejaculação precoce

Por: Marcia Atik  -  06/10/21  -  07:16
 Quando é rápido demais
Quando é rápido demais   Foto: Unsplash/Lukas Blazek

Hoje vamos falar de uma disfunção sexual muito comum nos tempos atuais. Aquilo que chamamos de ejaculação precoce que em muitos casos é mal diagnosticada por não saber diferenciar que nem sempre é a melhor medida para se saber se foi rápida ou não.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Vale lembrar que apenas em 1960 do seculo passado a ciencia se permitiu encarar as disfunções da sexualidade como algo ligado ao cidadão comum e não a excessões .


A ejaculação rápida não deve ser confundida com o “gozo rápido” que faz parte do repertório de muitos casais “a rapidinha” que é tão somente um sexo impetuoso, ou quando o desejo está atrelado a uma situação particular, saudades, situação de perigo, ou mesmo como parte de uma fantasia sexual, sem que isso comprometa o prazer de ambos.


Master e Johnson que estudaram esse tema também atrelavam a qualidade da relação ao prazer da mulher ,o que hoje caiu por terra pois se uma mulher é anorgasmica ela não pode ser o termomento do timming sexual do parceiro.


Mas prefiro me deter em algumas teses para a ejaculação precoce do que na sua patologização,uma delas e a mais comum por quanto se coloca ainda nos ombros do homem o sucesso de uma relação sexual é a preocupação excessiva com o desempenho,e isso ocorre principalmente porque na educação sexual masculina elegeu-se o pênis como um passaporte para a virilidade uma especie de sol a iluminar seu mundo e sua masculinidade.


Ao contrario do que muita gente imagina ejacular não é necessariamente ter orgasmo,prova disso é que pode haver ejaculação durante o sono sem que necessariamente haja um objeto de prazer.


Diante do alto grau de competividade dos dias de hoje,o estresse ,o desemprego vem tazendo aos consultorios um grande numero de homens com ejaculação precoce.Existem sem duvida outras causas que podem provocar a ejaculação precoce,mas eu gostaria nesse bate papo enfatizar essa que é a mais comum nos ultimos tempos ,e que assim possamos,trazer uma reflexão e dimunuir o preconceito de falar disso e principalmente o preconceito dos homens de buscar ajuda.


Existem outras causas? Sem dúvida todas de fundo emocional e oportunamente vamos elenca-las.


Portanto nada de se desesperar e sim se perceber e se reconhecer alguém importante, muito além da sua potencia sexual.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter