Novembro Azul é deles

Estamos no mês de conscientização contra o câncer de próstata

Por: Marcia Atik  -  19/11/22  -  11:52
Novembro Azul: câncer de próstata é o tipo mais comum no homem
Novembro Azul: câncer de próstata é o tipo mais comum no homem   Foto: Reprodução

Estamos no mês de novembro que desde 2003 tornou-se um movimento mundial em que se pensa, e previne o câncer de próstata.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Novembro azul é um movimento internacional que surgiu na Austrália, com o nome “movember”, que é a junção da palavra moustache (bigode) com a palavra november (novembro).


O movimento foi ganhando força em vários países, inclusive no Brasil. Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.


O mês de novembro foi escolhido pelo movimento, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata


Uma campanha que reafirma a importância de focar a atenção principalmente nos tumores urológicos, mas aproveitando essa oportunidade também podemos falar um pouco mais do que é ser um homem atual, incentivando um olhar mais cuidadoso sobre a saúde do homem integral, muitas vezes deixada de lado por fatores como falta de tempo e de informação, e até por uma cultura que não privilegia as fragilidades masculinas.


Na psicologia da saúde valoriza-se os aspectos físicos, psicológicos e emocionais, além dos espirituais e ecológicos, e convenhamos ainda no século 21 não valorizamos esses aspectos na educação dos homens e meninos, pelo contrário a educação masculina ainda está pautada na força, no poder e no sucesso, infelizmente para os homens.


Quando digo infelizmente quero ressaltar que as maiores vítimas dessa visão errônea são principalmente os homens que não tem uma permissão social e cultural para desenvolver sua sensibilidade.


Como sempre gosto de reforçar que a equidade de gênero, isso é a igualdade entre homens e mulheres seja um discurso corrente ainda não damos aos homens espaço para se rem mais afetivos, cuidadores, e fracos quando o peso é grande demais e quem é que atira a primeira pedra dizendo que as vezes dá vontade de choras, fugir ou desmaiar.


Vale a pena também destacar que hoje, já é consenso geral que boa saúde emocional e qualidade de vida são excelentes vacinas para prevenção das mais variadas doenças tanto físicas como emocionais, assim defende e afirma as chamadas doenças psicossomáticas, que vão desde um câncer até uma disfunção sexual, tais como disfunção erétil, ejaculação precoce, as mais recorrentes.


Ninguém gosta de estar perto de um homem que só reclama da vida e está sempre de cara fechada e infeliz. Viver novas experiências, conhecer novas pessoas e ter um bom relacionamento com a família e amigos são só os primeiros passos de como ser um homem melhor a cada dia.


Portanto homens olhem para vocês, prevenir, se cuidar antes ou depois da doença, ou da dor na alma que uma insatisfação pessoal traz, é coisa de uma masculinidade mais compassiva consigo e com os outros que o cercam e amam.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter