Fenamar: navegando pela essencialidade há 34 anos

Marcelo Neri é presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar)

Por: Marcelo Neri  -  16/09/23  -  06:32
O agente marítimo é o protagonista em todas as escalas dos navios, responsável por obter todas as anuências para as atracações e movimentações de cargas, sendo imprescindível para toda a logística portuária e a cadeia que atende o exterior
O agente marítimo é o protagonista em todas as escalas dos navios, responsável por obter todas as anuências para as atracações e movimentações de cargas, sendo imprescindível para toda a logística portuária e a cadeia que atende o exterior   Foto: Sílvio Luiz/AT

A Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) completou 34 anos de existência no último dia 7. Celebro o importante marco fazendo uso do relevante espaço desta coluna em A Tribuna para difundir o trabalho da entidade e o agenciamento marítimo brasileiro. Fundada em 1989, a Fenamar logo se afiliou à Confederação Nacional dos Transportes (CNT), poderosa entidade que congrega diversas outras associações e federações do âmbito dos diversos interlocutores e modais do transporte que participam da cadeia de suprimentos do nosso País e para o comércio exterior.


O agente marítimo é o protagonista em todas as escalas dos navios, responsável por obter todas as anuências para as atracações e movimentações de cargas, sendo imprescindível para toda a logística portuária e a cadeia que atende o exterior. Conforme levantamento realizado no primeiro semestre de 2023 pela CNT, a categoria do agenciamento marítimo no Brasil corresponde a 537 empresas e 11.047 trabalhadores.


O força do sistema Fenamar vem da pujança da formação de seus 14 sindicatos afiliados, de Manaus (AM) a Rio Grande (RS), englobando as empresas de agenciamento marítimo e atuando na busca e defesa de seus interesses. O Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar) é a entidade afiliada à nossa federação que representa as empresas de agenciamento marítimo no Porto de Santos e demais portos dentro de nosso Estado.


A Fenamar é ainda afiliada à Câmara Interamericana de Associados Nacionais de Agentes (Cianam) e também à Federação das Associações Nacionais dos Ship Brokers e Agentes (Fonasba), que é nossa entidade mundial, com 85 membros em 70 países, representando mais de 5 mil empresas. Nossa federação não mede esforços para levar a voz do agenciamento marítimo a diversos foros nacionais e internacionais, de cunho empresarial e governamental, em debates sobre portos e logística portuária.


O cenário do agenciamento marítimo é muito desafiador, considerando algumas vertentes que precisamos atender, desenvolver, explicar e diferenciar. A atividade ainda carece de regulamentação e considerando que o agenciamento marítimo é o ator essencial na atracação e desatracação dos navios e atendimento à tripulação, cabendo a ele se relacionar com tudo e com todos que orbitam as embarcações a partir de sua entrada e estadia em território nacional, um mar de complexidade sobre a nossa identidade e a falta de entendimento sobre o alcance de nossas responsabilidades se instauram nas autoridades e órgãos de controles nos diferentes níveis federais, estaduais e municipais.


O sistema Fenamar concentra em seus sindicatos um alto nível de expertise sobre os portos que representam. Afinal, o agente marítimo, devido à constante rotina de atendimento aos navios, desenvolve amplo conhecimento sobre todos os itens da logística portuária e dos portos onde atua. Este é um profissional com grande poder de realizar trabalhos sofisticados para os diversos mercados de cargas que passam pelos complexos portuários, dado o grau de informações que chegam até ele de diversas fontes do comércio internacional.


Principalmente nesta nova era de aceleração dos negócios via inovação e novos meios tecnológicos, o agente marítimo se adapta e se transforma, a fim de continuar contribuindo para o contínuo desenvolvimento de nossos portos e logística portuária através do compartilhamento do nosso acervo técnico e de inteligência de mercado em todos os fóruns que participamos. A Fenamar e o agente marítimo, por suas naturezas essenciais na vida portuária, buscam sempre contribuir para que o tripé formado por navio, porto e carga sempre navegue em sinergia rumo a um melhor destino.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter