Campanha valoriza a imagem do setor portuário

Mesmo num cenário de crise causada pela pandemia, os portos registraram sucessivos recordes de movimentação de cargas

Por: Angelino Caputo  -  26/11/22  -  06:31
Nos últimos anos, os portos registraram sucessivos recordes de movimentação de cargas
Nos últimos anos, os portos registraram sucessivos recordes de movimentação de cargas   Foto: Matheus Tagé/AT

Os portos brasileiros vão muito bem, obrigado! Nos últimos anos, mesmo num cenário de crise causada pela pandemia, os portos registraram sucessivos recordes de movimentação de cargas, investiram em inovação, disrupção digital e na melhoria dos acessos marítimos e terrestres. Com isso, legitimaram a eficiência nas operações portuárias, para receber meganavios e contribuir na agilização da cadeia de transportes. Diversificaram e especializaram seus técnicos e gestores e, além do mais, adotaram a agenda ESG no dia a dia de suas atividades.


Cá entre nós, ninguém contesta a importância dos nossos portos para o agronegócio, a indústria, o comércio exterior e para a vida dos brasileiros. O Porto de Santos, por exemplo, emprega em torno de 30 mil pessoas, mais do que os setores de serviços e de comércio da Cidade. Todos os portos brasileiros geram empregos, riqueza e desenvolvimento às regiões onde estão localizados.


A questão está no tal do “cá entre nós”! Quero dizer: será que outros segmentos e indivíduos, que estejam de fora da nossa “bolha”, têm noção de que os produtos importados não caem de paraquedas na frente de suas casas e, sim, chegam até elas por meio dos portos? Será que essas pessoas têm alguma ideia do volume e da diversidade das toneladas de cargas transportadas de um porto a outro no Brasil, para abastecer a produção e a população, ou trazidas e levadas para o mundo, incrementando a economia e o comércio exterior?


Está mais do que na hora de a gente falar dessas questões fora da nossa “bolha”. Por isso, a Abtra, junto com outras associações empresariais portuárias (a ABTL, a Abratec, a ABTP, a ATP e a Fenop), acaba de lançar nas redes sociais a campanha O Brasil passa pelos portos. A ideia é valorizar a imagem dos setores portuário e retroportuário, mostrando aos usuários das redes sociais o papel que os portos desempenham no transporte e no armazenamento de alimentos, matérias-primas e produtos, e nas exportações e importações do País. Serão 20 peças publicitárias, divulgadas a cada semana, nos próximos cinco meses, nas redes sociais dessas associações.


A iniciativa também conta com a participação de empresas filiadas a essas entidades. As postagens vão falar da relação dos portos com o agronegócio, a indústria, o comércio internacional e o turismo. De como esses segmentos precisam do porto para transportar e armazenar os insumos, máquinas e equipamentos usados nas lavouras e nas fábricas. Vão mostrar toda a segurança nas operações de cargas que possam representar algum risco aos trabalhadores, à população e ao meio ambiente no entorno dos portos. Vão apresentar a infraestrutura e as tecnologias de ponta usadas pelos portos públicos e privados, para transportar pessoas no trabalho ou em viagem de férias, e movimentar minérios, combustíveis, fertilizantes, celulose, carnes e frutas, contêineres e veículos.


Os portos brasileiros são gigantes. Mas são tímidos na comunicação com a sociedade. Não basta serem eficientes, tecnológicos, seguros e sustentáveis. Têm que ser reconhecidos como tal. A essa altura, você nem precisa se perguntar por que escolhemos as redes sociais para divulgar a realidade dos portos. Ora, todo mundo sabe que hoje em dia as redes sociais são o lugar na internet onde as pessoas passam grande parte do seu tempo.


Além disso, a linguagem mais informal dessa mídia amplia o approach do público. Para isso, convidamos você, leitor, a acompanhar, curtir, repercutir e compartilhar esses materiais que estão sendo postados, todas as segundas-feiras, em nossas redes sociais. Quanto maior o número de reações, curtidas, comentários e compartilhamentos, cada vez mais pessoas terão acesso a esses conteúdos recomendados. A gente está apostando que esse momento é superoportuno para uma campanha de reforço à boa imagem do setor, especialmente porque o País está avançando na retomada da atividade econômica pós-pandemia, e virão por aí novas políticas setoriais. Nessa campanha, há espaço para todos que têm certeza de que o Brasil passa pelos portos. Vamos nessa?


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter